O Dia

Audiência com ministro do Meio Ambiente termina em bate-boca

Após ser comparado a ‘office boy’, Salles deixou a Câmara escoltado por seguranças

- > Brasília, Distrito Federal

Após um intenso bate-boca com parlamenta­res da oposição, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, precisou deixar a audiência pública na Comissão de Integração Regional e Desenvolvi­mento Regional da Amazônia, na Câmara, escoltado por seguranças, ontem à tarde. A visita ao Congresso ocorre depois da polêmica demissão de Ricardo Galvão da diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Galvão foi exonerado após rebater críticas do presidente Jair Bolsonaro sobre a divulgação dos dados sobre a Amazônia. Segundo o órgão, o desmatamen­to teve cresciment­o de 278% em julho deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2018.

Durante a audiência, Salles foi criticado por substituir Galvão pelo militar Darcton Policarpo Damião e pela suposta proximidad­e com madeireiro­s e ruralistas, interessad­os na exploração da floresta e dos território­s indígenas na região. O ministro mostrou irritação após o deputado Nilto Tatto (PT-SP) comparar a atuação dele com a dos bandeirant­es, que caçavam índios e exploravam as riquezas naturais no país no período colonial.

Tatto disse, ainda, que Salles era “o melhor ministro da Agricultur­a no ministério do Meio Ambiente” e o comparou a um “office boy” dos interesses do agronegóci­o. “O senhor é o office boy desse modelo de desenvolvi­mento que quer destruir os recursos naturais e compromete­r a vida no futuro. Vai lá cooptar, matar”, disse o deputado.

Ricardo Salles reagiu usando o assassinat­o do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, para rebater a crítica. “Não sou office boy coisa nenhuma. Quem deve saber muito bem de matar gente em razão de coisas é o pessoal que está envolvido no assunto do Celso Daniel. Não admito que o senhor me trate desse jeito”, afirmou. O presidente da comissão, Átila Lins (PP-AM), então decidiu encerrar a audiência. O ministro deixou a Câmara escoltado por seguranças.

 ?? PABlO VAlAdARES ?? Ricardo Salles recebeu críticas por causa da demissão de Ricardo Galvão da diretoria do Inpe
PABlO VAlAdARES Ricardo Salles recebeu críticas por causa da demissão de Ricardo Galvão da diretoria do Inpe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil