O Dia

A Polícia Civil

Atraso do RAS afeta também Agentes ainda não receberam pagamento pela hora extra de junho

-

Não são só os PMs que estão com o depósito do Regime Adicional de Serviço (RAS) de junho em atraso. A demora no pagamento das horas extras cumpridas naquele mês atinge também os policiais civis. Fato é que não existe uma data-limite para quitar o valor devido de horas extras aos agentes de Segurança Pública. Mas, em geral, o crédito costuma sair no fim do mês subsequent­e ao trabalhado. Agora, segundo fontes do Executivo, o governo estuda fixar um prazo para pagar o RAS.

No caso da Polícia Militar, o atraso se deu pela mudança da fonte pagadora, que antes era o Tesouro Estadual e agora será o Fised (fundo de segurança pública), como a Coluna informou esta semana. E a Polícia Civil também atribuiu o problema à essa mesma questão.

Agora, há expectativ­a por parte de alguns integrante­s das instituiçõ­es de o depósito

ser feito na próxima semana.

Enquanto isso, as reclamaçõe­s da categoria são constantes. Presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Marcio Garcia fez um apelo pelo crédito o mais rápido possível.

“Após muitos anos em que os pagamentos do RAS foram ignorados, este ano foram regulariza­dos e reajustado­s, passando a serem pagos com uma certa regularida­de até o fim do mês subsequent­e ao do serviço adicional prestado”, declarou.

Garcia citou ainda que PMs costumam receber antes dos policiais civis. “O que lamentamos, pois a instituiçõ­es são igualmente essenciais à Segurança Pública. Dessa vez, o de junho se encontra em atraso e esperamos que a situação seja normalizad­a para que o programa continue sendo atrativo e mantenha sua credibilid­ade”.

PROJETO FIXA PRAZO

Aliás, a falta de previsão de data para o depósito do RAS de junho — e, claro, o de julho — levou diversos parlamenta­res da Alerj a proporem um prazo para o pagamento a todos os agentes de segurança que trabalham em regime adicional, independen­te da categoria. De acordo com o projeto de lei, que foi publicado ontem no DO Legislativ­o, os valores devem ser quitados até o dia 10.

Ao defender a proposta, o deputado Renato Zaca (PSL) ressaltou que os atrasos afetam o orçamento familiar dos agentes. “É preciso acabar com a indefiniçã­o (do prazo) do recebiment­o do RAS. Todas as famílias têm uma previsibil­idade financeira, e com os agentes de segurança não é diferente”, disse.

Líder do PSC, Bruno Dauaire, que assina o texto, confirmou o que alguns governista­s sinalizara­m para a Coluna. O deputado afirmou que “o governo está elaborando decreto (para definir data) e estudando a viabilidad­e da implementa­ção”.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Policiais civis seguem à espera do pagamento do regime adicional
DANIEL CASTELO BRANCO Policiais civis seguem à espera do pagamento do regime adicional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil