O Dia

DESABAMENT­O, DRAMA E ALÍVIO EM CURICICA

Polícia investiga se escavação feita no terreno vizinho causou desabament­o de imóvel na Vila Sapê

- Reportagem de Gustavo Ribeiro, Luana Dandara e Rafael Nascimento

Polícia investiga se uma escavação em terreno vizinho provocou queda de casa, na Vila Sapê. Bombeiros se emocionara­m ao salvar mãe e filho dos escombros.

Odesabamen­to da casa que atingiu mãe e filho na Vila Sapê, em Curicica, ontem, pode ter sido causado por um buraco para a construção de uma nova residência, atrás do imóvel, de quatro andares. Segundo Antônio Alves Martins, de 62 anos, avô de Raiane Silva Martins, 21 anos, soterrada junto ao filho Nicolas Domingos Martins, de 3, a escavação foi feita há mais de um ano, por um parente.

“O terreno é do irmão da esposa do meu filho, mas ele não construiu nada. Ali passa esse valão e o terreno fica encharcado”, contou Antônio. A Polícia Civil investiga a hipótese.

A jovem e o filho foram resgatados, sob forte emoção, após trabalho de mais de quatro horas do Corpo de Bombeiros, que atuou com cerca de 45 militares e apoio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Os militares se abraçaram após o resgate.

“Tudo foi feito com bastante cautela, visto que estávamos dentro de estrutura colapsada. Primeiro, encontramo­s a mãe, que estava lúcida e respondend­o aos comandos. Precisamos quebrar a laje que estava sobre ela. Mas chegou um momento que não ouvíamos mais o choro do Nicolas.

A equipe ficou apreensiva, com medo dele ficar asfixiado com o vazamento de gás. Por um milagre, ele estava em um bolsão de ar”, detalhou o tenente-coronel Rodrigo Bastos, comandante do GBS.

“É um alívio muito grande, uma emoção indescrití­vel poder devolver as pessoas com vida para suas famílias”, acrescento­u Bastos, há quatro meses à frente do Grupamento.

Segundo relatos, a casa ruiu quando o pai de Raiane, Uildes Santos Martins, se preparava para levar o pequeno Nicolas para creche, por volta das 6h30. No momento do desabament­o, cinco pessoas estavam no imóvel, no entanto, apenas três conseguira­m sair imediatame­nte. A jovem soterrada conseguiu pedir socorro para a mãe em mensagem de áudio do celular. “Tá doendo. Gente, pelo amor de Deus, a minha casa caiu em cima de mim e meu filho está gritando. Alguém manda uma ambulância pra Vila Aurora, casa 53, perto da Vila Sapê, por favor”, disse a jovem.

“A casa é nova, o problema é o solo que não aguenta”, relatou a vizinha Nair da Silva, 63. Ela explicou que a construção fica próxima ao Rio Gerenguê, o que deixa o terreno úmido e arriscado para as construçõe­s.

Horas após o desabament­o, a prefeitura fez a demolição de cinco imóveis na região. “Além do prédio de três pavimentos, que desabou parcialmen­te, outros quatro foram condenados para demolição. As 11 edificaçõe­s restantes no entorno do desabament­o foram interditad­as preventiva­mente até avaliação mais criteriosa”, informou a a subsecreta­ria de Proteção e Defesa Civil, em nota.

 ?? REGINALDO PIMENTA ??
REGINALDO PIMENTA
 ?? GILVAN DE SOUZA / AGENCIA O DIA ?? Após o desabament­o da casa de quatro andares, outros quatro imóveis na região foram demolidos
GILVAN DE SOUZA / AGENCIA O DIA Após o desabament­o da casa de quatro andares, outros quatro imóveis na região foram demolidos
 ?? REGINALDO PIMENTA / AGENCIA O DIA ?? Cerca de 45 bombeiros trabalhara­m no resgate de Raiane e Nicolas
REGINALDO PIMENTA / AGENCIA O DIA Cerca de 45 bombeiros trabalhara­m no resgate de Raiane e Nicolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil