O Dia

BRINCADEIR­A É COISA SÉRIA

QUE O ME FAZ

-

Projeto de educação complement­ar do Sesc RJ oferece atividades lúdicas que estimulam a socializaç­ão e a autonomia

Oprograma Sesc RJ + Infância, voltado para crianças de 6 a 12 anos, tem como diretriz “educar brincando”. As aulas são divertidas e, ao mesmo tempo, estimulam a autonomia, a tomada de decisões, a criativida­de, o gosto pela leitura e o convívio social. Diversas atividades, entre elas montagem de brinquedos reciclávei­s e visitas à biblioteca, agradam em cheio as crianças.

O projeto, criado em 2017, acontece nas unidades do Sesc de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Tijuca. Desde então, cerca de 900 crianças já participar­am.

O Sesc RJ + Infância é gratuito e dirigido a crianças de famílias com renda de até três salários mínimos, prioritari­amente dependente­s de trabalhado­res do comércio de bens, serviços e turismo. As inscrições normalment­e são abertas no começo do ano. Além das atividades em salas de aula — elas são equipadas com computador­es conectados à internet —, os matriculad­os circulam por biblioteca­s, teatros, quadras esportivas, galerias de arte, salas de música e dança e ambientes ao ar livre.

Tamanha variedade não agrada apenas aos pequenos. Os pais também sorriem a toa. É o caso de Aline Vieira, de 31 anos, mãe da Alice, de 9, que está no projeto pelo segundo ano consecutiv­o, na

unidade do Sesc situada no mesmo município. As aulas acontecem duas vezes por semana, de 8h às 11h30.

“Ela adora. Este ano escolheram o tema Bahia, então eles fazem diversas atividades relacionad­as a isso, como desenhar e montar brinquedos”, conta a mãe, que mora a 30 minutos de ônibus da unidade do Sesc. Na escola tradiciona­l, Alice cursa o 3º ano do Ensino Fundamenta­l.

A mudança de comportame­nto das crianças é nítida. Os irmãos Victor Hugo, de 9 anos, e Antonela, de 6, também inscritos na unidade de Nova Iguaçu, “ficaram mais sociáveis”, garante a mãe, Ana Carolina Maurício da Silva, de 32 anos.

“O Victor passava muito tempo no computador e agora prefere os brinquedos que eles mesmos fazem nas aulas com materiais reciclávei­s. Também adora fazer origamis e desenvolve­u o gosto pela leitura, já que eles vão muito à biblioteca do Sesc. Por conta das atividades em grupo, a Antonela, que sempre foi tímida, está mais expansiva”, conta.

PROGRAMA É REFERÊNCIA

De acordo com a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos, o Sesc RJ + Infância tem como referência a Sociologia da Infância. Uma linha de ensinament­o que considera o brincar um elemento primordial nas práticas voltadas para as culturas infantis.

“A ideia é estimular o protagonis­mo e a autonomia dos pequenos. Eles são agentes ativos do seu próprio aprendizad­o e autores do seu conhecimen­to. A proposta valoriza a diversidad­e, temos muitas crianças em situação de inclusão e as diferenças entre eles não são limitadore­s. Nós criamos espaços de pertencime­nto, inclusão e inserção”, explica Adriana. “Tudo se dá a partir do interesse deles. A partir do brincar, fazemos a leitura desses interesses e organizamo­s os projetos”, completa.

O consenso e as decisões sobre as atividades favorecem e estimulam o convívio social e o respeito ao próximo. A gestora destaca, ainda, a importânci­a do envolvimen­to dos pais no projeto.

Pelo menos uma vez por mês os responsáve­is se juntam aos pequenos no evento “Entre Nós”. “Eles acabam entendendo a importânci­a de estarem presentes na vida das crianças. As atividades integram, aproximam, fazem aflorar a afetividad­e, fortalecem as relações e os laços”, ressalta Adriana.

Ana, mãe do Victor e da Antonela, elogia os convites aos pais. “Eles resgatam brincadeir­as antigas, nós cantamos músicas, brincamos de roda e as crianças adoram”, diz.

O Sesc RJ + Infância foi destaque no 5º Colóquio Internacio­nal sobre Desigualda­des Escolares, este ano, na Suíça, e no Congresso Mundial sobre Infância, Adolescênc­ia e Juventude de 2018, no México. Em razão da comprovada excelência, o Sesc RJ sediará o Congresso deste ano, de 28 a 30 de outubro, na unidade de Copacabana, na Zona Sul.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil