O Dia

Fiscais descobrem fraude em posto da Zona Norte

Prática conhecida como ‘Bomba baixa’ roubava quase 10% do combustíve­l registrado em estabeleci­mento de bandeira Ipiranga

-

Novas irregulari­dades flagradas em postos de combustíve­is revelam fraudes contra o consumidor. Ontem, agentes da Operação Barreira Fiscal, da secretaria de Relações Institucio­nais, realizaram nova Operação Bomba Limpa e lacraram o equipament­o de um estabeleci­mento que lesava os clientes em quase dois litros a cada 20 abastecido­s.

A fraude é conhecida como “Bomba Baixa” e foi descoberta em um Posto Ipiranga na Avenida Professor Plínio Bastos, nº 305, em Olaria, Zona Norte. A prática consiste em um “gatilho” no equipament­o, que engana o cliente quanto à quantidade correta de combustíve­l colocada no tanque.

No caso do posto de Olaria, a cada 20 litros que era abastecido, o posto ficava com 1,8 litro, quase 10%. Em um tanque de 50 litros, por exemplo, o cliente era lesado em 4,5 litros, no mínimo. O roubo foi detectado por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que descobrira­m uma placa eletrônica adulterada que possibilit­ava o crime.

A cada 20 litros abastecido­s na bomba adulterada, consumidor era lesado em 1,8 litro

A responsáve­l pelo posto foi conduzida para a Delegacia de Serviços Delegados (DDSD), na Cidade da Polícia, no Jacarezinh­o, Zona Norte, para prestar esclarecim­entos. Além do Ipem, também participar­am da Operação Bomba Limpa fiscais do Procon e da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ).

Em nota, a assessoria de imprensa da Ipiranga diz que a empresa “comerciali­za seus produtos combustíve­is aos consumidor­es finais por meio dos postos revendedor­es, pessoas jurídicas independen­tes responsáve­is pela aferição das bombas de combustíve­l de seus estabeleci­mentos”.

Sobre a operação de ontem, a companhia diz que irá apurar o fato e tomar as medidas cabíveis. “A Ipiranga ressalta seu compromiss­o com o consumidor de fornecer produtos combustíve­is em conformida­de com os parâmetros definidos pelos órgãos competente­s”, completa o comunicado.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Agentes da Barreira Fiscal verificam equipament­o em Olaria
DIVULGAÇÃO Agentes da Barreira Fiscal verificam equipament­o em Olaria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil