O Dia

Nervos de aço

Duelos entre Vasco e Flamengo fora do Rio são marcados por cenas insólitas e confusão. Clássico de hoje será em Brasília

- YURI EIRAS yuri.eiras@meiahora.com

Com dois dos mais experiente­s e vencedores técnicos em atividade no futebol brasileiro, Vasco de Vanderlei Luxemburgo encara o Flamengo de Jorge Jesus, em Brasília, palco de grandes duelos e muita confusão.

A’Voz do Brasil’, programa de segunda a sexta, obrigatóri­o em todas as emissoras de rádio do país, bem que poderia ser um segundo apelido para o Clássico dos Milhões. Os gigantes Vasco e Flamengo, que se enfrentam pela 15ª rodada do Brasileiro, são dois dos clubes com mais torcedores fora do próprio estado. Até por isso, a rivalidade fica à flor da pele quando o clássico é longe do Rio, como o duelo de hoje, no Mané Garrincha, em Brasília, 19h.

A dupla Flamengo e Vasco é quem mais movimentou os chamados ‘elefantes brancos’, construído­s para a Copa do Mundo de 2014 em regiões de pouca tradição no futebol. À exceção dos clubes do Distrito Federal, o Rubro-Negro é o que mais pisou no Mané Garrincha, palco de hoje: são 24 jogos. O Vasco é o segundo, com 12, e o Fluminense o terceiro, com nove.

JOGOS NERVOSOS NO MANÉ

Já a Arena da Amazônia recebeu mais jogos do Vasco (sete) do que do Flamengo (cinco) — clássicos foram dois. Num deles, em 2016, Wallace fincou a bandeira rubro-negra na entrada em campo. O Vasco venceu: 2 a 0.

O Mané Garrincha, segundo palco com mais clássicos recentes depois do Maracanã, presenciou duelos nervosos. Em 2013, Juninho Pernambuca­no fez gesto obsceno para a torcida do Flamengo. Em 2016, a temperatur­a subiu entre o vascaíno Rodrigo e o rubro-negro Guerrero: o zagueiro chegou a beliscar o mamilo do atacante. Naquele mesmo jogo (1 a 1), Riascos quase arrumou confusão ao comemorar encarando os rivais.

No Carioca de 2017, o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos, popularmen­te conhecido como Índio, exagerou ao levar uma ‘peitada’ de Luis Fabiano, antes de expulsá-lo. Houve confusão.

À exceção dos times locais, Flamengo e Vasco são os clubes que mais jogaram no Mané Garrincha

O último duelo na capital, no Brasileiro de 2018, deu calafrios em muita gente: o cruzmaltin­o Bruno Silva se chocou com o próprio companheir­o e caiu desacordad­o. A ambulância entrou no gramado, mas não conseguiu dar partida no motor para retirá-lo. Os jogadores precisaram empurrar o veículo, em cena constrange­dora que rodou o mundo.

Fora do Rio desde 1965, o Vasco leva vantagem no retrospect­o geral no clássico: são oito vitórias, contra seis do Flamengo e cinco empates.

 ??  ??
 ??  ?? Riascos encara torcida adversária ao empatar o clássico, em 2016 PAULO FERNANDES/VASCO
Riascos encara torcida adversária ao empatar o clássico, em 2016 PAULO FERNANDES/VASCO
 ?? REPRODUÇÃO DE VÍDEO ?? Em Manaus, em 2016, o Flamengo deixou as crianças para trás e fincou a bandeira na entrada em campo. O Vasco venceu: 2 a 0
REPRODUÇÃO DE VÍDEO Em Manaus, em 2016, o Flamengo deixou as crianças para trás e fincou a bandeira na entrada em campo. O Vasco venceu: 2 a 0
 ??  ??
 ?? REPRODUÇÃO DE VÍDEO ?? is Antônio Silva s Santos exagera receber ‘peitada’ Luis Fabiano, em 17: confusão
REPRODUÇÃO DE VÍDEO is Antônio Silva s Santos exagera receber ‘peitada’ Luis Fabiano, em 17: confusão
 ?? CLAUDIO REIS/ELEVEN ?? Ambulância que socorreu Bruno Silva precisou de empurrão dos jogadores para pegar: mico
CLAUDIO REIS/ELEVEN Ambulância que socorreu Bruno Silva precisou de empurrão dos jogadores para pegar: mico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil