O Dia

União estuda fazer mudanças no funcionali­smo federal antes mesmo da reforma administra­tiva

Governo quer menos hierarquia no setor público

-

As mudanças que a equipe econômica do governo Bolsonaro vem estudando para o funcionali­smo público federal inclui a redução dos níveis hierárquic­os nos órgãos públicos. Ainda não há muitos detalhes de como a medida será implementa­da, mas técnicos da União entendem que, dessa forma, podem melhorar a produtivid­ade dos funcionári­os e a prestação de serviços à população.

A medida deve ser implementa­da antes da apresentaç­ão do ousado projeto de reforma administra­tiva — ou do serviço público —, que vai reestrutur­ar as carreiras. Essa proposta, porém, terá que passar pela análise do Congresso Nacional.

“Faremos um trabalho de tornar as estruturas mais horizontai­s, reduzir os ní

veis hierárquic­os, fazer com que as estruturas funcionem melhor”, afirmou à Coluna o secretário de gestão e desempenho de pessoal, órgão vinculado ao Ministério da Economia, Wagner Lenhart.

Já sobre a reforma no serviço público, o secretário disse que ideias ainda estão sendo analisadas. Os técnicos do Executivo federal iniciaram análises ainda na gestão de Michel Temer. E os trabalhos foram intensific­ados no atual governo diante da política adotada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que pretende aumentar a produtivid­ade no setor.

Lenhart reforçou esse posicionam­ento do ministro, lembrando ainda o discurso de Guedes, no dia de sua posse, em 2 de janeiro, quando demonstrou que essa era uma das suas prioridade­s. O secretário reafirmou que sua equipe está empenhada em elaborar o projeto de reestrutur­ação de carreiras. “O que a gente tem feito é buscar evidências e dados, pois temos a preocupaçã­o em fazer política buscando dados e evidências”, disse o secretário.

EXEMPLOS DE FORA

A área econômica do governo quer se espelhar em exemplos de políticas adotadas fora do Brasil. “Temos buscado referência­s, por exemplo, como outros países estão trabalhand­o a estrutura de suas carreiras, a gestão de pessoal no serviço público, para que a gente possa montar uma proposta que, de fato, atenda às nossas necessidad­es, tanto para os servidores, que são nosso público-alvo, quanto em especial para a população”, declarou Lenhart.

 ?? GUSTAVO RANIERE / MINISTÉRIO DA ECONOMIA ?? O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que mudanças são para aumentar produtivid­ade
GUSTAVO RANIERE / MINISTÉRIO DA ECONOMIA O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que mudanças são para aumentar produtivid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil