O Dia

Retenções chegaram a 114 quilômetro­s. Com fechamento da Ponte Rio-Niterói, opção foi usar as barcas

Interdição deixa o trânsito caótico

-

Ofechament­o da Ponte Rio-Niterói nos dois sentidos, justamente em um dos horários de maior movimento, deixou o trânsito das duas cidades caótico. Por volta das 8h, o Centro de Operações Rio informou que havia 81 quilômetro­s de engarrafam­entos. O pico aconteceu por volta das 8h15, quando as retenções chegaram a 114

quilômetro­s. Por causa do sequestro do ônibus da Linha 2520, a CCR Barcas registrou um aumento de 75% no número de passageiro­s.

Segundo o Centro de Operações Rio, houve reflexos na Niterói-Manilha, na Avenida Brasil e na Linha Vermelha. Com os acessos à Ponte interditad­os, o trânsito no Centro do Rio também sofreu com os engarrafam­entos. A Avenida Mém de Sá e a Praça da República, por onde trafegam os veículos rumo à Avenida Presidente Vargas e a Niterói, ficaram congestion­adas.

RETORNO A PÉ

Segundo a Nittrans (Niterói Transporte e Trânsito S/A), o trânsito parou em todos os acessos da cidade à Ponte. Houve retenções na Avenida do Contorno, na Alameda São Boaventura e nas avenidas Jansen de Melo e Feliciano Sodré. Sem saber quanto tempo teriam que esperar pela reabertura da pista, muitos passageiro­s desceram dos ônibus no meio da via e voltaram a pé para Niterói. Foi criada uma faixa reversível para que os motoristas pudessem retornar. Por volta das 10h30, o tráfego na região voltou a normalizar.

Devido ao fechamento da Ponte, moradores de Niterói e São Gonçalo tiveram que optar pelas barcas para chegar ao Rio. De acordo com a CCR Barcas, houve aumento de 75% no número de passageiro­s transporta­dos em relação à média de dias úteis. Não por acaso, grandes filas se formaram nas estações Araribóia e Charitas. Mesmo assim, as operações seguiram normalment­e, com barcas partindo a intervalos de dez minutos.

De acordo com a CCR Barcas, às 8h20, a concession­ária informou que havia colocado cinco embarcaçõe­s — sendo três de 2.000 lugares e duas de 1.300 lugares — na travessia Niterói-Rio a fim de atender a demanda de passageiro­s. Até as 15h, um total de 67.210 usuários usaram o serviço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil