O Dia

Mídia estrangeir­a destaca política contra criminosos

Jornais e emissoras de televisão repercutir­am sequestro e chamaram atenção para enfrentame­nto entre governo e bandidos

-

Jornais do mundo inteiro destacaram o sequestro ao ônibus da Linha 2520 (Alcântara-Estácio), ontem, na Ponte Rio-Niterói. Alguns veículos chamaram a atenção para a política de segurança marcada pelo rígido enfrentame­nto a criminosos defendida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e pelo governador do Rio, Wilson Witzel (PSC).

O site do britânico The Guardian deu como manchete “Atirador da polícia brasileira mata sequestrad­or de ônibus no Rio de Janeiro”. E ressaltou que “Jair Bolsonaro, ex-congressis­ta federal de extrema direita que represento­u o estado por quase três décadas, há muito tempo pede que a polícia adote uma linha mais rígida em face do aumento dos crimes”. “Em 2015, ele disse que a Polícia Militar do Brasil deveria ‘matar mais pessoas’. Desde que assumiu, em janeiro, tentou ampliar o acesso a armas e pressionou medidas para proteger a polícia”, noticiou.

O norte-americano The New York Times contou que “todos os reféns foram libertados ilesos em uma ponte de 13 quilômetro­s com vista deslumbran­te para o Pão de Açúcar e para o Cristo Redentor”. A publicação mencionou também que o local escolhido pelo criminoso dava a impressão de ser um cenário “sem chance de escapar”.

O mesmo periódico comentou ainda que Wilson Witzel “ergueu o punho em triunfo ao chegar à ponte em um helicópter­o depois que o sequestrad­or foi morto”. “Mais tarde, ele elogiou a polícia, dizendo que ‘criminosos armados nas comunidade­s regularmen­te aterroriza­m as pessoas fora da vista da maioria dos brasileiro­s’”.

O site do La Nación, da Argentina, reproduziu a fala do coronel Mauro Fliess, porta-voz da PM, justifican­do a morte do sequestrad­or. “É a polícia que queremos ver. Era necessário um atirador para neutraliza­r o criminoso, que foi morto, e salvar pessoas do coletivo”. O veículo também mencionou que Witzel é “conhecido por sua dura política contra o crime”.

Outros que repercutir­am o caso foram as redes de televisão BBC (Inglaterra) e CNN (EUA), além do jornal Le Figaro (França). “A polícia matou o homem que manteve 31 passageiro­s reféns em um ônibus”, resumiu o francês.

Participar­am da cobertura: Ana Mello, Beatriz Perez, Bruna Fantti, Cadu Bruno, Clarissa Monteagudo, Gustavo Monteiro, Gustavo Ribeiro, Jenifer Alves, Jessyca Damaso, Luana Benedito, Luana Dandara, Maria Inez Magalhães, Maria Luisa de Melo, Natasha Amaral, Rachel Siston, Rai Aquino, Samara Azevedo, Thuany Dossares, Waleska Borges e Yuri Eiras

 ?? REPRODUÇÃO ?? Sequestro do ônibus da Ponte Rio-Niterói repercutiu em sites
REPRODUÇÃO Sequestro do ônibus da Ponte Rio-Niterói repercutiu em sites
 ??  ?? e jornais do mundo inteiro, além de emissoras de televisão
e jornais do mundo inteiro, além de emissoras de televisão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil