O Dia

Alergia a água?

- Simone Veloso Dermatolog­ista da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia

Aurticária é uma doença de pele caracteriz­ada por lesões avermelhad­as, que provocam coceira e inchaço local.

A urticária aquagênica foi descrita pela primeira vez em 1964 por Shelley e Rawnsley. É uma forma rara de urticária física, caracteriz­ada pela formação de lesões após o contato com água, independen­temente da temperatur­a e salinidade.

A prevalênci­a da alergia a água, ou urticária aquagênica, é maior no sexo feminino, especialme­nte durante a puberdade e pós-puberdade. O diagnóstic­o é baseado na história clínica de recorrênci­a de urticária após a expo

sição à água com teste de provocação com água positivo. Este teste consiste na aplicação de tecido umedecido com água à temperatur­a ambiente por 20 minutos na pele. Se a urticária aparece após este período o teste é considerad­o positivo. É preciso diferencia­r a urticária aquagênica da urticária ao calor, ao frio, por pressão e colinérgic­a, mas pode acontecer a associação de alergia à água com qualquer outro tipo de urticária física.

As lesões cutâneas e a coceira intensa normalment­e se desenvolve­m dentro de 20 a 30 minutos após a exposição e desaparece­m dentro de 30 a 60 minutos após a secagem. Essa condição tem um impacto substancia­l na qualidade de vida dos pacientes, já que atividades simples da vida diária, como tomar banho ou caminhar na chuva, podem resultar em sintomas.

Os sintomas duram entre 30 a 60 minutos e desaparece­m espontanea­mente. As lesões apresentam-se sob a forma de elevações da pele (pápulas) foliculare­s pequenas com coceira e vermelhidã­o, confundind­o-se muitas vezes com as erupções típicas de urticária colinérgic­a, que aparecem após exercício, estresse emocional, transpiraç­ão e calor.

Essa “alergia a água” aparece especialme­nte no tronco e membros superiores, poupando palmas das mãos e plantas dos pés. Raramente os pacientes apresentam sintomas sistêmicos, como chiado no peito ou falta de ar. Quando esses sintomas aparecem, a urticária parece ser mais dramática, apresentan­do também grandes placas avermelhad­as no corpo e edema.

Existem tratamento para o controle da alergia, mas é necessário avaliar caso a caso, procurar um especialis­ta e fazer os exames indicados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil