O Dia

Frota disse saber que havia fake news nas eleições

Em entrevista ao programa ‘Roda Viva’, deputado que deixou partido do presidente definiu governo como “ditadura bolsonaria­na”

- > São Paulo, SP

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), expulso na última semana do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, criticou o que chamou de “ditadura bolsonaria­na”, em entrevista exibida na noite de segunda-feira no programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura. Frota também disse saber que havia uma campanha de fake news pró-Bolsonaro nas eleições de 2018. “Sabia que era um jogo de campanha. Faz parte do jogo. É um jogo sujo”.

Segundo Frota, que apoiou o presidente durante a disputa eleitoral, não existe abertura ao diálogo e espaço para quem pensa diferente. “Bolsonaro quer fazer as coisas do jeito dele. Ouve muito pouco aqueles que querem se posicionar. E a gente tem que procurar um diálogo. Ele não está aberto a isso. Ele está aberto só para determinad­as pessoas que ele acha que fazem parte do mundo dele”, afirmou, citando que o presidente ouve o filho Carlos Bolsonaro, vereador no Rio, o filósofo Olavo de Carvalho e o assessor especial da Presidênci­a para Assuntos Internacio­nais, Filipe Martins.

Segundo ele, o comportame­nto de apoiadores do presidente nas redes sociais configurar­ia uma “ditadura”. “Você não pode falar nada, não pode criticar, não pode opinar, que você é expulso”, disse citando as saídas do governo dos ministros Santos Cruz e Gustavo Bebianno. “Todo mundo que dá uma opinião contrária se torna a ovelha negra. Não pode falar nada. Eu acho isso uma ditadura bolsonaria­na, não existe diálogo, não existe uma democracia ali”.

Questionad­o se não foi possível perceber isso durante a campanha, Frota negou e disse que o presidente mudou. “É uma outra pessoa. Era aberto, comunicati­vo. Vejo ele tomando atitudes e interferin­do no Coaf, na Receita, na PF. Se algo não o agrada, ele muda”, afirmou.

IMPUGNAÇÃO ARQUIVADA

O processo de impugnação à filiação de Frota no PSDB foi arquivado. O pedido foi negado por Marco Vinholi, presidente do diretório do partido em São Paulo. O pedido havia sido feito pelos tucanos José Aníbal Peres e Pedro Tobias, na segunda-feira. Sobre o novo partido, Frota disse que não retira críticas feitas no passado. “Estou começando agora dentro de um partido renovado. Acho que vou ter mais independên­cia, mais liberdade”.

 ?? REPRODUÇãO DA INTERNET ?? Alexandre Frota, sobre fake news pró-Bolsonaro: “É um jogo sujo”
REPRODUÇãO DA INTERNET Alexandre Frota, sobre fake news pró-Bolsonaro: “É um jogo sujo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil