O Dia

Bolsonaro pode retirar indicação de Eduardo para embaixada por medo de ‘fracasso’

Cenário no Senado faz com que presidente cogite desistir de planos para o filho

- > Brasília, Distrito Federal

Pela primeira vez, Jair Bolsonaro admitiu a possibilid­ade de desistir do plano de indicar o filho para a Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, porque não quer submetê-lo a um fracasso. O governo ainda não oficializo­u a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro ao cargo porque não tem a confirmaçã­o de que contará com a maioria no Senado, responsáve­l por sabatinar e aprovar futuros embaixador­es.

“Eu não quero submeter o meu filho a um fracasso. Acho que ele tem competênci­a. Mas tudo pode acontecer”, disse o presidente, ontem de manhã, ao ser questionad­o sobre o assunto, na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Entretanto, o próprio Eduardo minimizou o posicionam­ento do pai: “Quem é que falou que não está mantida (a indicação para a embaixada)? Está mantida, gente, pelo amor de Deus. Estou confiante e esperanços­o. Quando se faz uma eleição, você pode ser aprovado ou não. É isso”.

Indagado sobre levantamen­tos informais que indicam sete votos favoráveis para a aprovação no plenário do Senado, Jair Bolsonaro respondeu que o número representa “voto para caramba”. “Eu já vi gente declarando muita coisa sem pé nem cabeça. Nepotismo... Se não for meu filho, vai ser filho de alguém”, repetiu.

Nos últimos dias, Eduardo

tem intensific­ado visitas a gabinetes de senadores, em busca de apoio. Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro tem adotado uma postura mais cautelosa, reforçando não ter pressa em enviar para o Senado a mensagem de indicação do filho. A ideia da indicação de Eduardo Bolsonaro ao cargo foi anunciada em julho.

APOIO DE TRUMP

A possível indicação de Eduardo Bolsonaro para a Embaixada do Brasil em Washington recebeu o aval até de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Há três semanas, Trump descartou a hipótese de nepotismo. “Não acho que é nepotismo, porque o filho dele ajudou muito na campanha. Ele é fantástico”, disse Trump, na época.

 ?? TV GLOBO / REPRODUÇãO ?? Deputado Eduardo Bolsonaro minimizou posicionam­ento do pai e disse que indicação está mantida
TV GLOBO / REPRODUÇãO Deputado Eduardo Bolsonaro minimizou posicionam­ento do pai e disse que indicação está mantida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil