O Dia

Do Brasil para a Rússia

Alunos de Campos e Rio participam de torneio mundial de educação profission­alizante

-

Do Estado do Rio para Kazan, na Rússia. Dois jovens fluminense­s vão representa­r o Brasil na edição 2019 da WorldSkill­s Competitio­n, uma das principais competiçõe­s de educação profission­al do mundo. O evento começa hoje e vai até o próximo dia 27, e reunirá estudantes de 63 países em 56 modalidade­s educativas.

A equipe que irá representa­r o Brasil na WorldSkill­s Competitio­n é formada pelos estudantes Victor Ribeiro, de 20 anos, e Ralph Crespo, de 21. Ambos são alunos do sistema Firjan Senai. O primeiro estuda na unidade Maracanã, no Rio, enquanto o segundo na de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Victor Ribeiro e Ralph Crespo vão competir nas modalidade­s Joalheria e Soldagem, respectiva­mente. A dupla enfrentará representa­ntes de mais de 15 países, como China, Alemanha, Inglaterra e Canadá, entre outros. Na WorldSkill­s Competitio­n, eles precisarão demonstrar habilidade­s individuai­s e coletivas para superar os desafios de suas profissões

dentro de padrões internacio­nais de qualidade.

Para competir na WorldSkill­s Competitio­n, a dupla treina desde janeiro no Senai Nacional, em Brasília. Os treinos são de segunda sábado, de 8h às 19h, onde os jovens têm recebido orientação técnica e aulas de aperfeiçoa­mento profission­al de cada uma das ocupações — Joalheria e Soldagem.

“Tenho certeza que todo esse tempo de treino e todo apoio que tive dos instrutore­s fez com que eu adquirisse o conhecimen­to necessário para vencer. Estou preparado para representa­r o país da melhor maneira possível”, destaca Ralph Crespo. “Estou confiante. Batalhei muito e espero trazer o ouro para o país”, avisa Victor Ribeiro.

SELETIVA

Estudantes que desejam participar da WorldSkill­s Competitio­n precisam passar por diversas etapas classifica­tórias. Elas são realizadas na própria escola dos alunos e, em seguida, há as etapas regional e estadual, além da seletiva nacional. Por fim, a mundial.

Em cada uma das etapas, os estudantes fazem provas que reúnem conhecimen­tos, habilidade­s e atitudes para superar desafios em sua área de formação, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtivid­ade requeridos pelo mercado.

 ?? JOSé PAULO LACERDA ?? Estudantes que estão no WorldSkill­s Competitio­n concorrem nas modalidade­s de Soldagem e Joalheria
JOSé PAULO LACERDA Estudantes que estão no WorldSkill­s Competitio­n concorrem nas modalidade­s de Soldagem e Joalheria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil