O Dia

Suspensão de séries LGBT motiva saída

José Henrique Pires deixou Secretaria de Cultura do Ministério da Cidadania

- > Brasília, Distrito Federal

José Henrique Pires deixou o cargo de secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania ontem. A decisão foi tomada porque ele vinha sendo uma “voz dissonante” no governo. Entretanto, a assessoria de Osmar Terra, ministro da Cidadania, disse que foi ele quem demitiu o secretário.

Pires, que estava no cargo desde o início do governo Bolsonaro, afirmou que decidiu deixar a secretaria após o ministério suspender um edital que havia selecionad­o séries sobre diversidad­e de gênero e sexualidad­e a serem exibidas nas TVs públicas. O cargo será assumido pelo secretário -adjunto e de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Soares Martins.

A suspensão ocorreu depois de o presidente Jair Bolsonaro ter criticado projetos da temática LGBT que estavam pré-selecionad­os pelo edital. As obras escolhidas pelo concurso seriam bancadas pelo Fundo Setorial do Audiovisua­l (FSA), gerido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). O edital foi aberto em março com uma previsão de R$ 70 milhões a serem divididos entre as regiões do país.

A portaria que suspende todo o processo de seleção foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Segundo o ato, a suspensão se dará pelo prazo de 180 dias, prorrogáve­l por igual período. A suspensão decorre “da necessidad­e de recompor os membros do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisua­l - CGFSA”, justifica a portaria de Osmar Terra.

 ?? MãE DE ALUNA ?? Sala de aula onde ocorreu o ataque passou por perícia técnica
MãE DE ALUNA Sala de aula onde ocorreu o ataque passou por perícia técnica
 ?? MAURO VIEIRA/MINISTéRIO DA CIDADANIA ?? José Henrique Pires disse ser “voz dissonante” no governo
MAURO VIEIRA/MINISTéRIO DA CIDADANIA José Henrique Pires disse ser “voz dissonante” no governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil