O Dia

Ministro diz que Reforma Tributária terá três pilares

-

Durante evento em São Paulo, o ministro Paulo Guedes apresentou a formatação da Reforma Tributária. “Nós não vamos surpreende­r”, disse o ministro. Segundo ele, a reforma será proposta com base em três pilares, entre eles, o tributo “pequeninin­ho que não machuca”.

“O primeiro pilar é o dos impostos indiretos. Nós queremos acabar com essa proliferaç­ão de impostos indiretos. é um manicômio: PIS, Cofins, IPI. é muito imposto”, afirmou.

A ideia é agregar tudo em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal, um imposto único federal, e não estadual. “Por que não estou metendo a mão nos estados e municípios como está na outra proposta? Porque eu sou um liberal. O que eles chamam de guerra fiscal, eu chamo de liberdade”, disse. A “outra proposta” à qual o ministro se refere é um projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

O segundo pilar, segundo Guedes, é o Imposto de Renda, com aumento de alíquotas e redução de algumas deduções. “O Brasil deveria ter Imposto de Renda um pouco maior e menos impostos indiretos”, defendeu o ministro, afirmando que está se “policiando” por ter prometido não aumentar os impostos.

Sobre a CPMF, o terceiro pilar, o ministro disse que pretende deixar este “dilema” em aberto. “Querem 20% de encargos trabalhist­as, os 13 milhões de desemprega­dos e 10 milhões de desalentad­os? Deixa do jeito que está. Quer testar um imposto sobre transação pequeninin­ho, baixinho e que funciona?”, questionou. “Acho oneração de folha de pagamento um crime contra os brasileiro­s”, finalizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil