O Dia

Saga para encontrar uma vaga de emprego

-

A saga para encontrar um trabalho foi ainda mais difícil para Francisco de Assis, de 54 anos, que foi demitido de uma metalúrgic­a em 2017. Por conta da idade, ele teve dificuldad­e em encontrar um local que o aceitasse. “Mandava currículos e ia em entrevista­s, mas sempre diziam para aguardar retorno, mas nunca chegava. Acredito que por passar dos 50 anos, a idade pesou e era mais difícil arranjar emprego”, desabafa.

Enquanto não encontrava um emprego formal, para conseguir sustentar a família e pagar as despesas de casa, Francisco vendia doces e balas nos ônibus do Rio. “Fui atrás de uma renda. Além disso, desde fevereiro participo como voluntário da ação de emprego da Comunidade Católica Gerando Vidas. Em abril, finalmente consegui uma chance. Há quatro meses, estou trabalhand­o como auxiliar de acesso em um hospital”, explica.

Mesmo assim, quando tem um tempinho livre, ele ainda ajuda nos feirões da comunidade. “Faço isso para agradecer pela oportunida­de que me deram”, diz Francisco, emocionado.

O caso se repete com Ednilson dos Santos, de 21 anos, que depois de um ano e meio conseguiu um trabalho em um mercado. “Consegui através da ação da Gerando Vidas e também fui voluntário lá. Comecei há uma semana lá. Mas, antes para conseguir me sustentar, eu vendia doce na Praça Saenz Peña, na Tijuca, e água de coco, em Vila Isabel”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil