O Dia

DINHEIRO VOLTANDO

- LEANDRO MAZZINI

Quatro acordos de leniência com empresas envolvidas em casos de corrupção devem ser fechados até o fim do ano. A previsão é do ministro da Controlado­ria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário. À Coluna, Rosário afirma que ainda não é possível apontar os valores dos acordos, pois estão em fase de cálculo. O ministro palestrou no “4º Simpósio Nacional de Combate à Corrupção”, realizado em Salvador pela seção baiana da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

Maré alta

Wagner Rosário avalia que a tendência, com o passar do tempo, é de redução dos valores dos acordos, pois os “grandes casos estão passando”.

Mea culpa

“Devemos ter uma diminuição de valores, mas vai ter um aumento significat­ivo de pessoas jurídicas que se ‘autodenunc­iam’, e aí vão ser vários acordos”.

Terceira idade

A ex-deputada federal Cristiane Brasil, mesmo sem mandato, manda no PTB controlado pelo pai, Roberto Jefferson. Articula na bancada federal as emendas para políticas para idosos.

Fumaça hermana

É fato que as queimadas na Floresta Amazônica brasileira são desafio de décadas, e precisam de um freio. Principalm­ente agora, com o presidente Jair Bolsonaro ‘ateando fogo’ no discurso. Mas não se pode fechar os olhos para outra verdade, e pior. Há três semanas a floresta na Bolívia arde em chamas e 500 mil hectares já se foram. A mídia internacio­nal — e os líderes europeus — só enxergaram o problema no Brasil.

‘Tratores’ humanos

Os cocaleros protegidos pelo presidente Evo Morales estão, há anos, abrindo a Floresta Amazônica na mão e em queimadas para plantar. Nada menos que 80% do tráfico de coca passam pelo Brasil. São US$ 12 bilhões por ano. O primeiro alerta foi em 2013, passado à Coluna pelo ex-presidente da Bolívia Tuto Quiroga e seu ex-ministro da Justiça Luiz Vásquez. Que conhecem a realidade de perto.

Gebran & Lula

O desembarga­dor Gebran Neto, do TRF 4 (RS), já tem seu voto finalizado sobre o recurso do ex-presidente Lula da Silva que questiona a condenação de 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação sobre o sítio de Atibaia (SP). Só revisa as preliminar­es para soltar o veredicto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil