O Dia

Quais são os fatores que podem tornar a gasolina mais cara?

-

Os postos de gasolina repassam aos consumidor­es todos os custos, que vão desde a compra do produtor ou importador, a mistura de biocombust­íveis, os tributos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, Cide), a distribuiç­ão e a própria revenda em si. De acordo com o sindicato dos estabeleci­mentos, cerca de 48% do valor final é composto por impostos.

Outro fator para influencia­r o aumento ou a queda dos preços é o dólar. A presidente do Sindcomb, Maria Aparecida Schneider, explica que “o reajuste nas refinarias é uma política do governo para repasse dos aumentos nos preços do mercado internacio­nal”.

Significa dizer que os valores da gasolina são baseados nas referência­s internacio­nais e na variação da cotação da moeda norte-americana. Quanto maior a cotação da divisa, mais chances da elevação do preço do combustíve­l. Mesmo assim, em caso de preços abusivos, o consumidor pode denunciar à ANP.

“Quando a agência recebe denúncias de preços abusivos, faz estudos de concentraç­ão econômica e também ações de campo para constatar se os preços são, de fato, abusivos. Caso constate indícios de concentraç­ão econômica, a agência informa ao Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica (Cade), órgão com atribuição legal de investigar e punir essa irregulari­dade, para abertura de processo. Diante de preços abusivos, a ANP atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores”, informou a ANP ao DIA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil