O Dia

Novo modelo de delegacias divide policiais no Rio

PMs elogiam, mas sindicato de policiais civis se preocupa com realocaçõe­s

- PALOMA SAVEDRA paloma.savedra@odia.com.br THUANY DOSSARES thuany.dossares@odia.com.br

Oprojeto do governador Wilson Witzel de acabar com o atual modelo de delegacias de polícia causa preocupaçã­o entre policiais. O motivo é a realocação dos agentes, que acabarão sendo transferid­os de unidades. A promessa de Witzel é de acabar com ao menos 150 delegacias.

Ainda que os policiais entendam que mudanças também são “ossos do ofício”, há um receio de serem obrigados a longos deslocamen­tos. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol-Rio), Marcio Garcia, faz um apelo para os gestores. Garcia lembra que, no momento da realocação do servidor, é preciso levar em consideraç­ão o local onde os agentes moram.

“A extinção de delegacias poderá trazer alguns transtorno­s para policiais que irão ser deslocados de suas atuais lotações, cabendo aos gestores de pessoal da Polícia Civil organizare­m o efetivo a fim de otimizá-lo para o aproveitam­ento o mais próximo de suas residência­s, o que será produtivo para o servidor e para a instituiçã­o”, declarou.

Os delegados também serão afetados com as novidades anunciadas pelo governador.

Por isso, a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Rio (Sindepol-RJ), Isabelle Conti, ressalta que as mudanças desses profission­ais devem ser justificad­as e “dentro da razoabilid­ade”. Isabelle pondera que, quando os delegados prestam concurso, sabem que a Polícia Civil atua em todo o Estado do Rio. Com o ‘afunilamen­to’ das unidades, no entanto, será preciso fazer um trabalho de logística sem que penalize os profission­ais. “Existe lei federal que garante que o delegado não será removido de unidade se não houver fundamento para isso”, disse.

 ?? REGINALDO PIMENTA ?? Wilsol Witzel: projeto quer acabar com delegacias e colocar agentes militares e civis em distritos policiais
REGINALDO PIMENTA Wilsol Witzel: projeto quer acabar com delegacias e colocar agentes militares e civis em distritos policiais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil