O Dia

Manuela entrega celular à PF

Ex-deputada foi citada por suspeito de hackear autoridade­s

- > Brasília, Distrito Federal

A ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) usou o Twitter ontem para dizer que entregou seu celular para ser periciado pela Polícia Federal após prestar depoimento sobre a sua relação com um homem preso por suspeita de ter hackeado os smartphone­s de autoridade­s.

“Entreguei, voluntaria­mente, meu celular para a PF. Eu já havia entregue os prints de todas as conversas. Ontem (quarta-feira), entreguei as informaçõe­s do telefone para que fique comprovado a veracidade das informaçõe­s que prestei voluntaria­mente em meu depoimento. Por que ninguém mais entregou o telefone?”, tuitou.

Manuela foi citada por Walter Delgatti Neto, um dos acusados de hackear os telefones, como a pessoa que repassou o contato do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, do site The Intercept, responsáve­l pela divulgação de diálogos atribuídos a procurador­es da Operação Lava Jato e ao ministro da Justiça, Sergio Moro, juiz federal na época.

No fim de julho, a ex-deputada emitiu uma nota confirmand­o ter repassado o telefone de Greenwald a uma pessoa que a procurou querendo divulgar material “para o bem do país”. Ela, no entanto, disse desconhece­r a identidade da pessoa e que o contato foi iniciado após o celular dela ter sido invadido. Há duas semanas, ela foi convocada a prestar esclarecim­entos sobre o assunto pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, após requerimen­to apresentad­o por Capitão Augusto (PL-SP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil