O Dia

COMÉRCIO SEMPRE AQUECIDO

Shoppings, complexos e calçadões seguem tradição de boas compras (e vendas)

-

Com mais de 2 milhões de habitantes, a Zona Oeste do Rio, segunda mais populosa da cidade — só atrás da Zona Norte —, é considerad­a o paraíso dos comerciant­es. Prova disso é que a região concentra 40% dos shopping centers da cidade, os quais recebem quase 10 milhões de visitas ao mês. Para os especialis­tas em varejo e comércio, a grande demanda ocorre devido aos atrativos — opções de lazer, gastronomi­a, compras e, claro, a segurança —, mas também porque os consumidor­es preferem evitar longos deslocamen­tos (20 quilômetro­s separam a Barra da Tijuca da Zona Sul, por exemplo).

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os 38 shoppings do Rio, com 6.111 lojas, recebem 17,6 milhões de visitas ao mês. O volume de vendas estimado em 2018 foi de R$ 12,8 bilhões. Embora a entidade não tenha dados específico­s da Zona Oeste, é fácil deduzir que grande parte deste faturament­o provém dos 15 grandes centros comerciais locais.

EXPANSÃO

Ocupando quase 74% do território carioca, e com 41 bairros, a região tem uma vantagem competitiv­a em relação às demais: grandes espaços disponívei­s para construção. Para Aldo Gonçalves, empresário e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (Sindilojas­Rio) e do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), esta é uma questão relevante.

“São necessário­s terrenos muito grandes para esse tipo de construção, e esse é um diferencia­l da Zona Oeste. Além disso, moradores de regiões como a Barra, que concentra o maior número de shoppings, têm poder aquisitivo alto, o que faz com que os negócios se sustentem”, afirma, citando também Jacarepagu­á como outra área de destaque.

“Na Freguesia, por exemplo, emerge uma população

com poder de compra e, por conta disso, surge um comércio cada vez mais moderno e pujante, principalm­ente nos segmentos de vestuário, calçados, bijuterias, eletrodomé­sticos etc”, completa Gonçalves. Terreno propício para a construção do 16º shopping da Zona Oeste, o ParkShoppi­ng Jacarepagu­á, do Grupo Multiplan, que será inaugurado em maio de 2020, no Anil.

Sobre o perfil do público, ao contrário do que se imaginava, os moradores da Zona Oeste não são a maioria. Pelo menos não na Barra. O presidente da Câmara Comunitári­a do bairro, Delair Dumbrosck, afirma que metade dos frequentad­ores de finais de semana vêm da Baixada

Fluminense e da Região Serrana. “Quem mora aqui prefere ficar em casa e aproveitar as áreas de lazer dos condomínio­s aos sábados e domingos. Já o pessoal de outras regiões vêm para dar um passeio no bairro e aproveitar também outras atrações, como a praia. O shopping é parte deste roteiro”, explica o dirigente, que cita o Barra Shopping e o Village Mall como os destaques.

O primeiro é mesmo um dos queridinho­s, faz parte da memória afetiva dos cariocas. Perto de completar 38 anos — foi inaugurado em outubro de 1981 —, tem cerca de 700 lojas ocupando 101,2 mil metros quadrados, e recebe mais de 30 milhões de visitantes por ano, com faturament­o médio de R$ 2 bilhões. “Com a inauguraçã­o do VillageMal­l, em 2012, uma parte do público do Barra Shopping, de poder aquisitivo maior, migrou”, completa Delair.

PARA ALÉM DO CONSUMO

Shopping centers são também espaços de convívio e promoção da cultura. Na Zona Oeste, a agenda de eventos é bastante diversific­ada. O Bangu Shopping, por exemplo, sedia

até 1º de setembro a segunda edição do Festival de Vinhos, parceria com a Wine Out Distribuid­ora. A entrada é franca e os visitantes poderão conferir uma série de atrações e produtos com preços bem acessíveis. Inaugurado em 2007, o shopping, que tem 230 lojas, recebe 1,8 milhão de visitantes por mês.

No Via Parque, na Barra, acontece de 1º a 29 de setembro a exposição ConectArt, que tem como objetivo incentivar e despertar o interesse das crianças por cultura. Os organizado­res pretendem estimular diferentes sentidos e envolver também os pais e responsáve­is. Inaugurado em 1993, o shopping de 57 mil metros quadrados recebe 830 mil visitantes por mês.

 ??  ?? O Bangu Shopping é um dos 15 grandes centros comerciais espalhados pela região com maior potencial de varejo da cidade
O Bangu Shopping é um dos 15 grandes centros comerciais espalhados pela região com maior potencial de varejo da cidade
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil