O Dia

AQUELE ABRAÇO

-

Populariza­do pelos versos de Gilberto Gil e Jorge Ben Jor, o bairro de Realengo reúne diversas curiosidad­es. A principal delas está logo no nome. Os mais antigos dizem que consiste em uma abreviação do nome Real Engenho (um dos subúrbios da Estrada de Ferro Central do Brasil).

O nome completo não cabia inteiro na placa no alto dos bondes, ficando abreviado como Real Engº. Por esta razão, com o passar do tempo, as pessoas passaram a chamar este bonde de Realengo (“Vou tomar o Realengo”).

De tão querido, o bairro não só tem um dia, mas sete em sua homenagem. Sancionada em 20 de dezembro de 2002, a Lei 3.483 instituiu

a Semana de Realengo, que abrange o dia 20 de novembro, aniversári­o do tradiciona­l bairro.

Com ruas cercadas de muita história, como o Coreto do Campo de Marte, mais conhecido como Praça do Canhão — antigo local de treinament­o do exército e que hoje abriga também diversas peças de artilharia expostas ao ar livre —, Realengo se destaca também por ser um bairro bastante familiar e propício aos negócios. Foi esse fator que despertou o interesse da Óticas do Bem, que abriu sua primeira loja na região no fim de 2018. Hoje, já são três e a empresa pretende inaugurar mais seis até o fim do ano.

O nome é pra lá de sugestivo. “Fazer o bem”, esse é o lema principal da loja, que se caracteriz­a por oferecer óculos de grau multifocal com preços acessíveis — há armações com lentes a partir de R$ 99,90. Ao todo, segundo a empresa, são mais de duas mil opções para o

 ??  ??
 ??  ?? Escola Militar é um dos cartõespos­tais famosos do antigo ‘Real Engenho’
Escola Militar é um dos cartõespos­tais famosos do antigo ‘Real Engenho’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil