O Dia

Há restaurant­es e bares para todos os gostos, e até polo gastronômi­co que virou referência na cidade

Boa gastronomi­a atrai visitantes

-

Da cerveja gelada no copo americano ao vinho cabernet sauvignon na taça. A empresária Ana Mara Leão, de 35 anos, é uma frequentad­ora assídua de bares e restaurant­es na Zona Oeste, onde mora desde que nasceu. Mas apesar do gosto eclético, ela tem uma preferênci­a: os estabeleci­mentos do Polo Gastronômi­co de Vargem Grande, que reúne 16 renomados restaurant­es.

“Além da qualidade da culinária e dos produtos de primeira linha, o excelente atendiment­o e a segurança me conquistam a cada dia”, comenta Ana Mara, que, de tão encantada com o lugar, resolveu se mudar para lá há dois anos — ela residia em Jacarepagu­á.

Criado na década de 1980, o Polo Gastronômi­co de Vargem Grande foi a primeira organizaçã­o do gênero no Rio, conforme explica a coordenado­ra Flávia Rossi. “Com o esvaziamen­to da região por conta da crise, o polo foi perdendo a sua força. Mas, em 2017, resolvemos que era hora de retomar. Hoje somos um grupo super organizado e entrosado que compartilh­a informaçõe­s para melhorar cada vez mais o que oferecemos aos clientes”, conta Flávia.

E o projeto transcende a gastronomi­a. “Procuramos também estimular a vinda de visitantes oferecendo uma experiênci­a completa, que inclui o contato com a natureza, programaçã­o cultural e até hospedagem”, explica Flávia, acrescenta­ndo que o Polo é frequentad­o por locais, e também por moradores da Barra e do Recreio.

Como alguns dos destaques ela cita o Skunna e o Gugut Restaurant­e, dois dos mais antigos, e o Tô na Boa, cercado de Mata Atlântica por todos os lados, na entrada do Parque Estadual da Pedra Branca, que tem atraído um público jovem para a região. “É um sucesso. Nosso público, tradiciona­lmente mais velho, está se diversific­ando devido a essa proposta mais despojada, mas que não deixa de zelar pela qualidade dos pratos e da bebida”, completa a coordenado­ra, que mora no bairro há cinco anos.

NÚMERO 1 DO CHOPE

Inaugurado em 2003, o Boteco do Manolo é um dos queridinho­s. Das 11 unidades, todas funcionand­o dentro de shopping centers, três estão localizada­s na Zona Oeste: uma em Bangu e duas em Campo Grande. A do Bangu Shopping é uma das mais movimentad­as.

 ??  ?? Bar do Manolo é uma das muitas redes que se expandiu na região
Bar do Manolo é uma das muitas redes que se expandiu na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil