O Dia

Construção civil cresce no Rio e abre mil vagas de emprego

Bom desempenho do setor ajuda no reaquecime­nto da economia. oportunida­des de trabalho estão em alta.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Oresultado do Produto Interno Bruto (PIB), conjunto das riquezas geradas pelo país, no segundo trimestre mostra que o Brasil, enfim, caminha na direção da recuperaçã­o. Segundo o IBGE, a economia saiu de queda e estagnação e cresceu 0,4% no período. E a responsáve­l pelo impulso foi a construção civil, que encerrou o trimestre em alta de 2%. Na contramão de outras áreas, que fecharam postos de emprego, o setor tem oferta de mais de mil vagas no Rio. Os candidatos também podem se inscrever em cadastro aberto permanente­mente para quem quer trabalhar, segundo informaçõe­s do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio).

Os números do PIB se somam aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged) do último dia 21, que mostrou cresciment­o no número de empregos na construção civil: das 2.917 vagas formais criadas em agosto no Estado do Rio de Janeiro, o setor foi responsáve­l por 419 vagas, quase 15% da oferta de trabalho na região.

Os números do Rio, segundo o consultor técnico do Sinduscon, Roberto Lira, mos

tram boas perspectiv­as para o próximo semestre. As regiões em expansão são o interior do estado, que estão em melhor situação do que a capital: Petrópolis e Porto Real, no Sul Fluminense, onde ficam as fábricas da Peugeot e de caminhões da Volkswagen.

“Os empreendim­entos no Rio de Janeiro que estão acontecend­o são os ligados à habitação social (Programa Minha Casa Minha Vida) através das construtor­as MRV, Tenda, Construtor­a Passos e Construtor­a Cury”, acrescenta Lira.

BOAS PERSPECTIV­AS

E no que depender da Construtor­a Conde Caldas (Concal) esses números ficarão ainda maiores. Em entrevista ao DIA, o arquiteto, urbanista e presidente da construtor­a, José Conde Caldas, informou que no início de 2020 será lançado um empreendim­ento em São Cristóvão voltado para habitações mais modernas e compactas.

“Serão 250 unidades de 35 a 40 metros quadrados com valor estimado de R$ 350 mil em São Cristóvão, perto da Quinta da Boa Vista”, contou o empresário, que reforçou a aposta da companhia no Rio. “Em 12 meses pretendemo­s lançar mais oito empreendim­entos”, adiantou.

 ?? REPRODUÇÃO INTERNET ?? Construtor­as apostam na retomada da economia e anunciam lançamento­s para o próximo ano
REPRODUÇÃO INTERNET Construtor­as apostam na retomada da economia e anunciam lançamento­s para o próximo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil