O Dia

ALERJ QUER ACABAR COM FERIADÕES ESTADUAIS

Projeto de lei na Alerj antecipa datas que caírem entre terça e sexta para segunda-feira

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Os feriadões com mais de três dias no Estado do Rio de Janeiro podem estar com os dias contados. Um projeto de lei em tramitação na Alerj prevê a antecipaçã­o das datas para segunda-feira quando caírem entre terça e sexta, menos o Carnaval. Ou seja, a proposta dos deputados Anderson Moraes (PSL), Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (ambos do Novo) até esticam o final de semana, mas acaba com os pontos facultativ­os que prolongam, segundo eles, em demasia os dias sem trabalho, o que impactaria diretament­e o comércio. A proposta é vista com bons olhos por representa­ntes do setor, inclusive lojistas.

“Não há dúvida que este excessivo número de dias parados prejudica o comércio. E não são apenas os empresário­s que perdem. Perdem o governo, que deixa de arrecadar impostos; os comerciári­os que deixam de vender, e o consumidor que não pode comprar”, afirma Aldo Gonçalves, do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDL Rio). “O excesso de feriados, ainda mais em um momento de crise, prejudica a economia”, complement­a João Gomes, economista da Fecomércio-RJ.

“O comércio precisa estar aberto, se não os turistas vêm e encontram lojas fechadas. Com esse projeto, o movimento pode aumentar. Quando é ponto facultativ­o o movimento

cai muito”, Mario Xavier, 52 anos, gerente da loja de tecidos Casas Lealtex há 26 anos, na Saara, Centro do Rio. “De qualquer maneira, no feriado trabalhamo­s. Mas o projeto pode dar mais movimento às lojas”, diz a logista Ivonete Beatriz, 59, das Lojas Aidan.

Para a advogada Aline Soaper, a mudança é positiva. “Nos dias úteis entre os feriados, os ‘enforcados’, as vendas diminuem em até 50% e impactam negativame­nte o resultado do comércio. Com essa mudança a previsão é que a perda com os feriados prolongado­s seja diminuída e torne o cenário melhor”, afirma.

 ?? GILVAN DE SOUZA ?? Mario Xavier, gerente há 26 anos da loja Lealtex: se projeto passar será bom para as vendas
GILVAN DE SOUZA Mario Xavier, gerente há 26 anos da loja Lealtex: se projeto passar será bom para as vendas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil