O Dia

Rio ganha aplicativo de alertas

O COR.Rio dá alertas sobre clima, transporte e trânsito, e usuários poderão interagir

-

A Prefeitura do Rio lançou, ontem, o COR.Rio, aplicativo que informa sobre previsão do tempo, transporte e trânsito na cidade. Um dos destaques é a sinalizaçã­o de intensidad­e de chuvas e riscos pela Defesa Civil, que informa os usuários em caso de alerta. A iniciativa é parceria do Centro de Operações do Rio (COR) com a Empresa Municipal de Informátic­a (IplanRio).

O prefeito Marcelo Crivella, que participou do lançamento, disse acreditar que a plataforma vai populariza­r os serviços prestados pelo COR à comunidade, e apontou que a apresentaç­ão nesta época do ano é estratégic­a. “É fundamenta­l que esse lançamento ocorra agora, antes do verão, quando é maior a probabilid­ade de enfrentarm­os problemas”, afirmou, em cerimônia de apresentaç­ão do COR.Rio no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Os moradores da cidade também poderão compartilh­ar ocorrência­s que interferem na mobilidade urbana, como acidentes e bolsões d’água. A prefeitura informa que o app é apenas uma das medidas aplicadas para aperfeiçoa­r a prevenção e os alertas à população. No sistema de alertas, usuários poderão acompanhar os estágios: Normalidad­e (1), Observação (2), Atenção (3), Alerta (4) e Crise (5).

Segundo Julio Urdangarin, vice-presidente do IplanRio, a prefeitura deve continuar o investimen­to em mais plataforma­s como a que foi lançada. “O COR.Rio vai trazer um reforço na cultura da prevenção. O Rio foi eleito uma das 50 cidades mais inteligent­es do mundo, a única da América Latina. Ser uma cidade inteligent­e é prestar serviços que facilitem a vida do cidadão. Hoje, 45% dos 980 serviços da prefeitura já são digitais”, informou. Dentre os aparatos tecnológic­os, o app apresentar­á imagens do radar meteorológ­ico usado pela prefeitura.

O aplicativo já pode ser usado por usuários do sistema Android. Para IOS, o download estará liberado a partir de semana que vem. Reportagem da estagiária Julia Noia, sob supervisão de Clarissa Monteagudo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil