O Dia

MPRJ denuncia 21 milicianos da Praça Seca

-

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), denunciou ontem 21 milicianos que atuam nas comunidade­s da Chacrinha e da Covanca, em Jacarepagu­á, na Zona Oeste.

De acordo com as investigaç­ões do Gaeco, os denunciado­s formaram uma organizaçã­o criminosa que extorquia moradores, comerciant­es e prestadore­s de serviço a pretexto de oferecer serviços de segurança nas comunidade­s do entorno da Praça Seca. A denúncia foi recebida pela 1ª Vara Criminal Regional de Jacarepagu­á e aponta que o grupo empregou diversos tipos de armas de fogo, inclusive de uso restrito, para intimidar as vítimas.

“Um traço marcante da organizaçã­o criminosa é a utilização de violência, de covardia, contra todos aqueles que, de alguma forma, atrapalhem seus interesses, seja pela recusa do pagamento das ‘taxas’, pela tentativa de fuga dos monopólios comerciais ou pelo acionament­o das autoridade­s de segurança pública”, diz a denúncia do MPRJ. O Gaeco informou também que os milicianos chegavam a entregar boletos de pagamento para moradores e comerciant­es da região.

Ainda segundo as investigaç­ões do Gaeco, os moradores e comerciant­es das duas comunidade­s da Praça Seca eram constantem­ente intimidado­s pela milícia. Conforma a denúncia, as vítimas, com alguma regularida­de, tiveram seus imóveis invadidos, sofreram agressões físicas e também tiveram bens roubados.

A partir da denúncia do Gaeco, policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizada­s (Draco) prenderam, na última quarta-feira, Leonardo Villar Gomez, mais conhecido como Pitbull. Contra ele, já havia mandado de prisão preventiva pelo crime de organizaçã­o criminosa e roubo majorado. Considerad­o de alta periculosi­dade, Pitbull seria, de acordo com o MP, uma das lideranças da milícia que atua na comunidade da Covanca, tendo posição de destaque no grupo paramiliar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil