O Dia

POR DENTRO DA CRISE

-

VIA SATÉLITE

N Na primeira fiscalizaç­ão em campo baseada nos alertas emitidos pela Plataforma de Monitorame­nto com Imagens Satélite Planet, sistema adquirido pelo governo de Mato Grosso, a Secretaria de Meio Ambiente do estado flagrou a exploração ilegal de madeira em uma área de 687 hectares em Marcelândi­a. Os agentes aplicaram multa de R$ 3,5 milhões e prenderam uma pessoa. Na mesma ação, deram multas de R$ 7,5 milhões por crime ambiental em outra área de 1,5 mil hectares desmatados.

ÁREA INDÍGENA

N Índios da Terra Ubawawe, na cidade de Santo Antônio do Leste (MT), denunciara­m uma invasão aos fiscais do Ibama. Uma operação, concluída na quinta-feira, flagrou um acampament­o irregular e multou pescadores. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanhou o caso. Quase 400 índios da etnia xavante vivem no local, que tem 52 mil hectares de área.

TERRITÓRIO FRANCÊS

N Na fronteira com o Brasil, o Parque da Guiana, na Amazônia, é o maior do tipo da França. Fica em uma área de 34 mil quilômetro­s quadrados, maior do que o estado de Alagoas e o equivalent­e a quase metade do território da Guiana Francesa. A região tem o garimpo ilegal como o problema mais grave para a preservaçã­o da Amazônia. O assunto tem motivado ações conjuntas entre Brasil e França para evitar a exploração clandestin­a da floresta.

REGISTRO DO INPE

N O sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora focos de queimadas no país, registrou 526 focos no município de Apuí (AM) desde domingo.

FOCO DE QUEIMADAS

N Nove em cada dez focos de queimadas na região amazônica em áreas destinadas ao agronegóci­o foram em pastagens para criação de gado. O cálculo, feito pelo Greenpeace com dados do Inpe, leva em consideraç­ão os 20 primeiros dias de agosto. De acordo com a pesquisa, 6.047 focos de incêndio ocorreram em áreas usadas para agricultur­a e pecuária no período. Desse total, 5.445 foram em pastagens e outras 602 ocorreram em áreas de cultivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil