O Dia

Pente-fino em auxílios por incapacida­de começa em setembro

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Os segurados do INSS que recebem benefício por incapacida­de (auxílio-doença e aposentado­ria por invalidez) precisam estar com a documentaç­ão médica em dia para não correr o risco de ficar sem o pagamento. O pente-fino nesses auxílios vai começar agora em setembro, antecipou o instituto ao DIA.

“Laudos médicos recentes, receitas, toda documentaç­ão que comprove a incapacida­de têm que estar atualizada para o caso de ser solicitado pelo médico perito que vai atender o segurado”, orienta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário (IBDP).

De acordo com o governo, os beneficiár­ios serão convocados por meio de carta-padrão enviada ao segurado, que deverá agendar comparecim­ento a uma agência por meio do portal Meu INSS ou da Central de Atendiment­o 135.

“É importante estar com os dados atualizado­s no INSS para não correr o risco de não receber a carta e ter o benefício suspenso”, acrescenta Adriane.

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Portal Meu INSS, é preciso se inscrever. Para isso, é preciso acessar o portal acesso.gov. br e se cadastrar. O interessad­o precisa informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”.

Uma segunda tela se abrirá para o preenchime­ntos dos dados cadastrais como nome e CPF (campos obrigatóri­os), além de endereço de e-mail e número de telefone (informaçõe­s opcionais, mas que podem ajudar em caso de necessidad­e de recuperaçã­o da senha).

Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe e data de nascimento e confirmar informaçõe­s trabalhist­as e previdenci­árias. De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessad­o recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

 ?? DIVULGAçãO ?? Segurado será chamado somente se houver irregulari­dade
DIVULGAçãO Segurado será chamado somente se houver irregulari­dade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil