O Dia

Maia entrará no circuito para discutir dívida do Rio

Presidente da Câmara vai reunir Witzel e secretário do Tesouro para discutir tema

-

Aquestão do endividame­nto do Estado do Rio de Janeiro com a União está no centro das preocupaçõ­es do governo Witzel e, claro, do funcionali­smo, que teme a possibilid­ade de atrasos salariais. O Executivo fluminense já precisa voltar a pagar parcelas do serviço da dívida em setembro de 2020, e tenta adiar essa obrigação para 2023. Mas, para isso, é preciso mudar a Lei Complement­ar 159/2017 — que criou a recuperaçã­o fiscal dos estados —, o que dependerá do Congresso. E, agora, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM -RJ), entrará no circuito para tratar do assunto.

Maia informou à Coluna que ainda não discutiu o tema. Mas que vai combinar com o governador Wilson Witzel uma reunião, para os próximos dias, com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, “para avaliar a situação”.

O governo já declarou à Coluna que há negociaçõe­s com governador­es de outros estados que possam se beneficiar com a mudança na legislação.

Alguns entes, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tentam aderir ao Regime de Recuperaçã­o Fiscal e, assim, suspendere­m o pagamento de suas dívidas por três anos, como prevê a lei.

Com isso, a ideia do governo do Rio de alongar o prazo de interrupçã­o do pagamento da dívida por mais três anos — chegando a seis anos de suspensão — também levaria vantagens a esses outros estados.

No caso do Rio de Janeiro, que assinou o acordo de recuperaçã­o com o governo federal em setembro de 2017, não haverá condições financeira­s para já voltar a bancar a dívida no próximo ano. O cenário é avaliado pelo secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, e já declarado pelo governador Wilson Witzel.

MONTANTE

O estoque (valor total) dos débitos que o Rio tem com o Tesouro Nacional é de R$ 118 bilhões. A quantia deverá ser quitada em parcelas a partir de setembro de 2020 até 2049. E, em 2023, o serviço da dívida é equivalent­e a R$ 21 bilhões.

 ?? LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS ?? Rodrigo Maia ainda não discutiu o tema, mas entrará em força-tarefa
LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS Rodrigo Maia ainda não discutiu o tema, mas entrará em força-tarefa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil