O Dia

Choque de estilos na primeira partida

Preocupado com a defesa na reestreia de Oswaldo de Oliveira, Tricolor perde poder ofensivo dos tempos de Fernando Diniz

- HUGO PERRUSO hugo.perruso@odia.com.br

Apesar da promessa de Oswaldo de Oliveira de manter o estilo ofensivo do Fluminense, o que os torcedores viram no Maracanã, contra o Corinthian­s, foi uma mudança drástica. A preocupaçã­o defensiva ficou evidente e a postura não foi a que os tricolores se acostumara­m em 2019, mostrando que a busca pelo equilíbrio entre ataque e defesa com a nova filosofia de trabalho não será fácil.

“Não pode fugir de nossa caracterís­tica. Temos que encontrar um equilíbrio, não fomos efetivos no nosso estilo de jogo”, analisou o goleiro Muriel.

Em campo, os jogadores pareciam ter dificuldad­e para dosar a nova filosofia de Oswaldo com a do antecessor Fernando Diniz. Ao contrário das trocas de passes com paciência, a orientação era buscar finalizar as jogadas mais rapidament­e. Com isso, aumentaram os lançamento­s e cruzamento­s para a área, assim como os erros. Em compensaçã­o, as chances criadas diminuíram drasticame­nte: em duas partidas, o time fez um gol — em jogada de bola parada — e só levou perigo em chutes de longa distância.

“Não ficamos perdidos. As metodologi­as são diferentes, mas os jogadores têm que entender o mais rapidament­e possível a do Oswaldo. Acho que a gente tem que esquecer o Diniz e dar continuida­de ao trabalho”, minimizou Allan.

Apesar da maior preocu

pação com a defesa, o Fluminense, além do gol da eliminação, concedeu chances claras (Muriel salvou três vezes cara a cara). A saída de bola também se mostrou muito pior, com menos jogadores dando opções para o goleiro e os zagueiros saírem jogando.

“Não adianta partir para frente de qualquer maneira e desguarnec­ido. A melhora vem com treinament­o. Gradativam­ente, vou procurar impor a maneira que eu penso e acho que o futebol tem de ser jogado”, avisou Oswaldo.

No cobertor curto entre ataque e defesa, o Fluminense terá pouco tempo para se readaptar. Com jogo decisivo contra o Avaí segunda-feira, o equilíbrio

 ??  ?? Oswaldo de Oliveira se preocupou mais com a parte defensiva do time
Oswaldo de Oliveira se preocupou mais com a parte defensiva do time

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil