O Dia

Mulher morre com suspeita de sarampo na Região Serrana

Exame confirmará se causa da morte foi ou não a doença. Caso aconteceu na Região Serrana

-

Exame para confirmar a causa da morte deverá ficar pronto em até sete dias. Profission­ais que tiveram contato com a paciente foram vacinados. Caso aconteceu em Petrópolis.

Uma mulher que estava com suspeita de sarampo morreu, na sexta-feira, em Petrópolis, na Região Serrana. Segundo a Coordenado­ria de Vigilância Epidemioló­gica, ela era acompanhad­a desde a última segunda-feira, quando o setor de epidemiolo­gia do órgão foi notificado por uma unidade hospitalar da rede privada que primeiro atendeu a paciente. Foi colhido material para exame e o resultado deverá ficar pronto em até sete dias.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, todos os profission­ais que tiveram contato com a paciente e os familiares dela foram vacinados, como medida de prevenção, contra o sarampo. O filho recém-nascido da mulher passou por exames e o resultado foi negativo. O último caso da doença registrado em Petrópolis foi em 1997.

Desde que começaram a surgir casos de sarampo pelo Brasil, especifica­mente em São Paulo, o município tem adotado a orientação do Ministério da Saúde, ampliando a aplicação da vacina para menores de um ano, com idades entre 6 e 11 meses de vida. Atualmente, a recomendaç­ão para a imunização contra a doença é que pessoas entre 1 e 29 anos e os profission­ais de saúde recebam duas doses. Aqueles entre 30 e 49 anos, que ainda não foram vacinados, precisam de uma única dose. A vacina não é indicada para gestantes e pessoas imunodepri­midas.

 ??  ?? P. 10
P. 10

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil