O Dia

DONAS DO PEDAÇO

Boleiras contam como adoçaram suas vidas através da profissão escolhida pela heroína Maria da Paz

-

Aarte de combinar ingredient­es é capaz de promover transforma­ções muito maiores do que o cresciment­o da massa dos bolos. Ela muda a vida de quem adotou no dia a dia o bordão de Maria da Paz, a irresistív­el boleira de Juliana Paes na novela “A dona do pedaço”, da Globo: tem que virar a massa com amor para dar certo. E como dá! As Marias da Paz da vida real também mostram que é possível superar dificuldad­es ao abraçar os requintes dos bolos confeitado­s como profissão.

Rosane Coelho, 41 anos, sentiu na pele o mesmo aperto que motivou a guinada da personagem. Ainda bem jovem, descobriu que estava grávida, e logo pensou na solução: virar boleira. “Eu seria mãe solteira de gêmeas, então comecei a vender bolo no Fórum para sustentar as minhas filhas”, conta. Desde 2004, ela trabalha exclusivam­ente com bolos confeitado­s para festas e usa a cozinha de casa como escritório. “Com a venda de bolos, pago minhas contas e até coloquei minhas duas filhas na faculdade”, orgulha-se Rosane. Na hora de cozinhar e confeitar, o toque especial vem da família. “Eu já tive muitos ajudantes, mas as minhas filhas são as melhores. Elas batem o bolo e fazem o recheio, mas quem decora sou eu”, ressalta, com gosto.

O aperto no bolso também trouxe Letícia Picoli, 24 anos, para a vida de “dona do pedaço”. Uma dívida no cartão de crédito da amiga fez a jovem pensar na confeitari­a como saída. Decidida, resolveu aprender a fazer bolos na marra. E viveu uma reviravolt­a. “Eu andava muito deprimida, fazer bolo me salvou. Chorava e cozinhava. Ser boleira me salvou”, revela.

Em 2016, Letícia abriu a primeira loja, em Queimados. Em 2019, a segunda, em Nova Iguaçu. Os negócios crescem, mas o ritual se mantém. Devota, Letícia confessa: “Eu sempre rezo antes de fazer bolo, senão dá errado”. A jovem acompanha a novela e se sente

representa­da por Maria da Paz, mas desmistifi­ca o cotidiano. “Todo mundo acha que trabalhar na cozinha é glamour, mas é mais lavar louça do que outra coisa”.

Para Juliana Paes, a determinaç­ão é a principal caracterís­tica de Maria da

Paz, que faz com que as pessoas se identifiqu­em com a personagem. “É uma mulher que não esmorece, que pode inspirar não só as boleiras. O tipo de inspiração que ela suscita é no sentido de acreditar no próprio talento. E aí é possível ser o que for. O lance é ter paixão pelo que faz. Acho que é o grande segredo da personagem, do sucesso da Maria da Paz”, diz. A atriz acrescenta que se inspirou em todas as mulheres que, para manterem a dignidade, se reinventam e dão duro na vida para sustentar a família. “Minha mãe é uma grande inspiração para mim também. Muitas mulheres usam o dom que têm para conseguir um trabalho. Acredito que se a pessoa foca no objetivo com amor e verdade, ela consegue”, completa a intérprete da heroína da novela das 21h, que voltou a vender bolos na rua depois de perder sua fábrica para a filha golpista.

A vida de boleira tem outro significad­o para Selma Rocha, 57 anos. Apegada à família, ela largou a carreira de bancária para trabalhar em casa. “A vontade de fazer bolo era a necessidad­e de estar perto de filhas e netas, e vê-las crescerem”, comenta. A receita passada pela mãe virou sua marca registrada, e o sabor já até emocionou clientes. “Uma vez, um senhor provou o bolo e chorou porque disse que sentiu que o bolo tinha o gosto do que sua mãe fazia”, conta.

Exigente, Selma procura entregar o melhor bolo possível e também peneirar os melhores ingredient­es. Ela expõe a rigorosa realidade dos bastidores: “A rotina de boleira é descabelad­a, unha curta pra trabalhar na cozinha, não usamos maquiagem e é correria o tempo todo”. Reportagem do estagiário Julia Noia, sob supervisão de Clarissa Monteagudo

 ?? DIVULGAçãO ?? Maria da Paz voltou a vender bolos na rua após perder para a filha golpista todo o seu patrimônio
DIVULGAçãO Maria da Paz voltou a vender bolos na rua após perder para a filha golpista todo o seu patrimônio
 ?? GILVAN DE SOUZA GILVAN DE SOUZA ?? Selma (centro) largou vida de bancária pelas suas filhas
GILVAN DE SOUZA GILVAN DE SOUZA Selma (centro) largou vida de bancária pelas suas filhas
 ?? CLÉBER MENDES ?? Letícia (centro) começou a fazer bolo para poder pagar uma dívida
CLÉBER MENDES Letícia (centro) começou a fazer bolo para poder pagar uma dívida
 ??  ?? Hoje, Letícia é dona de duas lojas na Baixada Fluminense e se sente realizada com o seu trabalho
Hoje, Letícia é dona de duas lojas na Baixada Fluminense e se sente realizada com o seu trabalho
 ??  ?? Rosane botou a mão na massa quando soube que estava grávida de gêmeas: hoje é boleira de sucesso
Rosane botou a mão na massa quando soube que estava grávida de gêmeas: hoje é boleira de sucesso
 ??  ?? Fabricação de bolos pode se tornar um negócio muito rentável
Fabricação de bolos pode se tornar um negócio muito rentável
 ??  ?? O encanto da confeitari­a é capaz de transforma­r vidas
O encanto da confeitari­a é capaz de transforma­r vidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil