O Dia

Peças resgatadas do museu serão expostas

-

>

Amanhã, dia em que o incêndio no Museu Nacional completa um ano, será inaugurada, para convidados, na Caixa Cultural, no Centro, uma exposição gratuita com itens arqueológi­cos, incluindo material recuperado dos escombros do Palácio de São Cristóvão, sede do museu. A exposição ‘Santo Antônio de Sá: Primeira Vila do Recôncavo da Guanabara’ estará aberta ao público, a partir da terça-feira, dia 3, até o dia 8 de dezembro, sempre de terça a domingo.

A mostra reúne relíquias arqueológi­cas que revelam como viviam os primeiros habitantes do chamado Recôncavo da Guanabara. Entre elas, o Tembetá, uma pequena joia utilizada pelos índios Tupi, no século 16. O acervo é formado por peças encontrada­s no trabalho arqueológi­co feito na construção

Festival ‘Museu Nacional Vive’ promove, hoje, atrações gratuitas para visitantes

do Complexo Petrolífer­o do Estado do Rio (Comperj), em Itaboraí. Os itens que serão expostos, como cachimbos africanos e porcelanas portuguesa­s, compõem o acervo do Museu Nacional. Eles estavam guardados no Horto Botânico, da Quinta da Boa Vista, e não foram atingidos pelo incêndio.

PARA CURTIR HOJE

Terminam hoje as atividades do festival ‘Museu Nacional Vive’, em parceria com o Sesc-RJ, na Quinta da Boa Vista. O público terá acesso a 14 diferentes atividades promovidas por pesquisado­res do Museu Nacional e outras 42 levadas por colaborado­res das unidades do Sesc no Rio de Janeiro. Quem levar uma camiseta ou ecobag poderá customizar na oficina de estêncil, que utiliza tinta spray e moldes com estampas do Museu Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil