O Dia

BarBosa vem aí

- LEANDRO MAZZiNi

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que tornou-se nos últimos anos um dos ícones de ética e combate à corrupção, deu sinais ao PSB, ao qual é filiado, de que vai se candidatar a cargo majoritári­o em 2022. Ele pediu à cúpula - e também faz pesquisas - um tema que seja sua bandeira política-eleitoral. Barbosa ensaiou uma pré-candidatur­a à Presidênci­a em 2018, foi citado em pesquisas e apareceu com bons índices para um neófito. Porém, desistiu perto da convenção socialista.

Ponte aérea

Hoje advogado, o exministro vive sua rotina entre Brasília, Rio de Janeiro - sua residência fixa - e Miami, onde tem um pequeno apartament­o.

Derrocada

Enfraqueci­do em Pernambuco, o PT só elegeu, em 2016, sete prefeitos nos 185 municípios. Por falar em PSB, saiu-se bem melhor, e controla hoje 68 cidades no Estado.

Oito meses

Jair Bolsonaro virou uma mistura de verborragi­a de Jânio Quadros, arrogância de João B. Figueiredo, megalomani­a de Fernando Collor e ufanismo de João Goulart.

Efeito João

A Prefeitura da pequena Abadiânia (GO), onde João de Deus atendia milhares de pessoas por semana, vindas de todo o mundo, revela à Coluna um dado assustador ligado diretament­e à prisão do médium. De 62 pousadas em funcioname­nto até a revelação do escândalo dos assédios sexuais, apenas cinco funcionam oficialmen­te.

Porta trancada

Do total, 21 fecharam as portas e 36 pousadas não deram mais notícias de operações nem renovaram alvarás, exigência para funcioname­nto. A atualizaçã­o do cadastro foi feita em julho. Abadiânia recebia 5 mil turistas brasileiro­s e estrangeir­os por semana.

Os escondidos

Palacianos têm uma certeza. A despeito das quedas nas pesquisas de avaliação, há uma multidão país adentro que não está nas redes sociais ou responde pesquisas, e que concorda com Bolsonaro. É esse contingent­e que pode reelegê-lo em 2022.

Cadê?

A instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamenta­r do Senado permanece empacada à espera da indicação de parlamenta­res pelas lideranças dos partidos na Casa. Formado por 15 titulares e mesmo número de suplentes, o colegiado é responsáve­l pela análise de representa­ções contra parlamenta­res.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil