O Dia

SHOW DOS FAMOSOS NA SAPUCAÍ

Famosos escrevem sambasenre­do para Carnaval 2020. Jorge Aragão, Sandra de Sá e Adnet são os estreantes

-

Jorge Aragão e Dudu Nobre assinam o samba de 2020 da Unidos da Tijuca. Marcelo Adnet e Sandra de Sá também tentam levar suas composiçõe­s para a Avenida.

Nos anos 1980, Jorge Aragão compôs, com Dona Ivone Lara, o clássico ‘Enredo do meu samba’. “Meu coração carnavales­co não foi mais que um adereço. Teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia”, dizia a letra. Quase 40 anos depois da ilustre canção, o carioca, de ascendênci­a amazonense, se aventura a escrever seu primeiro samba-enredo para desfilar pela Marquês de Sapucaí. E ele não está sozinho. Na parceria de peso, convidada pela Unidos da Tijuca, entraram Dudu Nobre, Totonho, um dos maiores vencedores de samba na Azul e Amarela, Fadico, diretor musical da agremiação, e André Diniz, outro recordista de composiçõe­s do Carnaval.

“Gosto da plástica do Carnaval, do espetáculo. É o que posso buscar aprender ainda aos 70 anos e mais uma coisa para contar para meus netos”, afirma Aragão. Para o desfile de 2020, o sambista não é a única estrela a estrear no ‘ramo’. A rainha do soul Sandra de Sá concorre com um samba na Mocidade, que vai homenagear Elza Soares. O humorista Marcelo Adnet também disputa composição na São Clemente. O ator Oscar Magrini, por sua vez, participa de sua terceira disputa de samba-enredo na Grande Rio, onde desfila desde 1994.

No caso de Sandra, a composição bombou na internet e já tem mais de 150 mil visualizaç­ões. “A paixão pela Elza começou na adolescênc­ia. Conversei muito com meus parceiros sobre essa idolatria e minha convivênci­a com ela. É um samba humano, com sentimento e conteúdo altamente verdadeiro”, explica ela. O resultado sai no dia 14, na quadra da escola, em Padre Miguel.

“Com todo respeito, mas todos os grandes sambistas precisam passar pela experiênci­a de ter uma composição sua na Sapucaí. É uma sensação inexplicáv­el, algo que começamos fazendo na sala de casa e é cantado no templo do samba”, diz Dudu Nobre, que começou a escrever samba-enredo aos 10 anos.

Reportagem da estagiária Luana Dandara sob supervisão de Clarissa Monteagudo

 ??  ??
 ??  ?? Jorge Aragão e Dudu Nobre, entre Fadico, Totonho, e André Diniz, assinam samba da Unidos da Tijuca
Jorge Aragão e Dudu Nobre, entre Fadico, Totonho, e André Diniz, assinam samba da Unidos da Tijuca
 ?? LUCIANO BELFORD ??
LUCIANO BELFORD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil