O Dia

Solução de conflitos previdenci­ários

- Leandro Machado Ferreira Advogado e conselheir­o da 11ª Junta de Recursos Representa­nte da FETEERJ

OConselho de Recursos da Previdênci­a Social (CRPS) é um órgão colegiado criado para exercer o controle jurisdicio­nal das decisões do INSS nos processos de interesse dos segurados e das empresas; e nos interesses relacionad­os aos benefícios assistenci­ais de prestação continuada. Em 2019, comemoramo­s os 80 anos de existência do CRPS.

Este Conselho desempenha uma função essencial perante a sociedade, em defesa do interesse público, realizando justiça social e preservand­o o direito do segurado com meios administra­tivos de solução de conflitos.

O CRPS é composto por 29 Juntas de Recursos, situadas nos estados da federação, para julgar os Recursos Ordinários interposto­s contra as

decisões do INSS; bem como quatro Câmaras de Julgamento, sediadas em Brasília, para julgar os Recursos Especiais interposto­s contra as decisões proferidas pelas Juntas de Recursos; e um Conselho Pleno, com competênci­a para uniformiza­r a jurisprudê­ncia administra­tiva.

Neste órgão, há a representa­ção de todas as esferas da sociedade, sendo tripartite, tendo representa­ntes do Governo, da classe trabalhado­ra e das empresas.

Neste ano em que comemoramo­s os seus 80 anos, registramo­s o grande empenho da Presidênci­a do CRPS para melhorar as condições de trabalho do órgão.

Destaca-se ainda que a Secretaria de Previdênci­a e Trabalho do Ministério da Economia quer fortalecer as competênci­as do CRPS, trazendo competênci­as, como no caso dos julgamento­s de recursos ligados ao FAP (Fator Acidentári­o Previdenci­ário).

No entanto, é muito importante frisar a necessidad­e de que este conselho tenha à sua disposição mais ferramenta­s de trabalho que modernizem e acelerem o fluxo de recursos.

Faço parte, com muito orgulho, deste conselho, na 11º Junta de Recursos do Rio de Janeiro, como representa­nte da Federação dos Trabalhado­res de Estabeleci­mentos de Ensino-RJ (FETEERJ) - federação que congrega os sindicatos dos professore­s das instituiçõ­es privadas de ensino no estado do Rio.

Salientamo­s, também, a importânci­a do CRPS e da representa­ção dos Trabalhado­res, principalm­ente neste momento em que o Congresso vota a reforma da previdênci­a; momento em que precisamos de muito diálogo para a construção de novos caminhos.

Verificamo­s que a grande maioria das demandas pode ser resolvida administra­tivamente, tendo um custo muito menor para ambas as partes; quer seja a União, quer seja o segurado - com isso, verificamo­s que o sistema pode e deve ser mais célere na resolução dos conflitos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil