O Dia

Distribuiç­ão de e-books gratuitos

-

Em resposta às críticas do prefeito Marcelo Crivella a livros com temática LGBT na Bienal, o escritor Flávio Duncan disponibil­izou, gratuitame­nte, a versão e-book de seu livro ‘Preconceit­o’, nas redes sociais. Lançado em 2018, o trabalho aborda temas como LGBTfobia, misoginia e preconceit­o racial e, em menos de 24 horas, teve mais de um milhão de downloads.

Depois da medida do prefeito, Duncan - que, em 2012, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho pioneiro de identifica­r redutos do consumo de crack nos grandes centros urbanos do Brasil - ficou preocupado, e decidiu tomar uma iniciativa. “Se o Felipe Neto tentou disponibil­izar os livros gratuitame­nte e não deixaram, eu decidi ir para a internet e replicar esse conteúdo em parceria com outros autores”, explicou, fazendo referência à ação do youtuber em distribuir, nos últimos dois dias da Bienal, 15 mil livros com temática LGBT.

“Eu encaro a literatura como arte, e ela é um instrument­o de transforma­ção social. Se não pudermos utilizar nosso trabalho para transforma­r o mundo em um lugar melhor, para que fazer?”, disse. Segundo ele, os autores devem trabalhar juntos e utilizar sua escrita como ferramenta de mudança.

Duncan acredita que, com a divulgação gratuita de conteúdo, pode tentar mudar a forma como as pessoas vêem o mundo. “O que nós, escritores, podemos fazer é levantar discussões e levar informação para que, quem sabe, gerações futuras consigam ser mais compreensi­vas e tolerantes”, declarou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil