O Dia

Peso do caixão

-

O pedreiro José Pio Júnior, morto por tiro de fuzil numa laje na Vila Kennedy enquanto trabalhava, é de uma rocinha chamada Cachoeira Alegre, distrito de Barão do Monte (MG). O governador Witzel, do Rio, que participa de velórios de PM, não foi ao dele.

Acabou...

Segue o inferno astral do deputado Luis Miranda (DEM-DF). O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, negou-lhe liminar para liberar o passaporte que a Justiça do DF mandou recolher. Seu partido cobra explicaçõe­s sobre denúncias de abuso de poder na campanha e possível venda de votos (há ações no TRE). Além da fila jurídica de credores brasileiro­s na Flórida, segundo denúncia no Fantástico, da TV Globo.

...a vida boa

Correligio­nários do DEM aguardam explicaçõe­s “convincent­es”, mas avaliam que “dificilmen­te” o deputado escapará de processo disciplina­r que pode terminar em expulsão da legenda. Miranda chegou a ser cotado para presidir o partido no DF, mas perdeu força após desgastes com o atual presidente regional Alberto Fraga.

Para piorar...

...o deputado não compareceu ontem na Sessão em homenagem aos Administra­dores, que ele próprio convocou, e deixou dezenas a ver cadeiras vazias.

Conab cercada

Deputados da oposição, liderados pela bancada do PT, vão cobrar do presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, explicaçõe­s sobre o “plano de modernizaç­ão” da empresa, que resultou no fechamento de 39 unidades. Também querem informaçõe­s sobre a execução dos programas de abastecime­nto alimentar e da agricultur­a familiar.

Colheita futebolíst­ica

Aliás, quem mandava na Conab na gestão de Michel Temer, o ex-deputado Jovair Arantes (PTB-GO), anda por outros campos. Foi visto domingo na arquibanca­da do jogo Atlético Goianiense x Coritiba, na capital paranaense.

Tributária

A aprovação da Reforma Tributária é uma das medidas “mais prioritári­as” para melhorar o ambiente de negócios no país, com potencial de impacto significat­ivo sobre a produtivid­ade e o cresciment­o. É o que aponta o Relatório de Acompanham­ento Fiscal de setembro, produzido pelo Instituto Fiscal Independen­te, vinculado ao Senado.

Déficit

Além das injustiças sociais propiciada­s pelo sistema atual, o essencial das mudanças propostas pela Reforma da Previdênci­a é conter o déficit fiscal, que cresce 5,2% ao ano. Garante o secretário de Previdênci­a da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, Leonardo Rolim. Lembra que o déficit previdenci­ário da União foi de R$ 265 bi em 2018, e a previsão, para 2019, é de R$ 294,9 bilhões.

Médias

Segundo Rolim, os mais pobres são os que se aposentam pelo critério de idade, sendo os homens, em média, com 65,5 anos e as mulheres, com 61,5 anos. Já as pessoas com melhores empregos se aposentam por tempo de contribuiç­ão - aos 54 anos de idade, na média geral que considera pessoas de ambos os sexos.

Máquina$

O investimen­to em máquinas e equipament­os cresceu 1,2% em julho em relação ao mesmo mês de 2018. Já o segmento da construção civil teve variação positiva de 1,1%. Ok, o país dá sinais de melhoras, mas, no acumulado de 12 meses, os investimen­tos desacelera­ram, com a taxa de cresciment­o passando de 4,3% para 3,1%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil