O Dia

Riotur curte ideia do Carnaval de graça

Riotur vê com bons olhos ideia da Lierj e se reunirá com a liga para tratar da medida

-

Proposta da Lierj de abrir os portões do Sambódromo nos desfiles da Série A também cai nas graças da elite do samba.

Um dia depois de a Liga das Escolas de Samba do Rio (Lierj) anunciar a pretensão de abrir os portões da Sapucaí para o público nas duas noites de desfiles da Série A, em 2020, a Riotur assegurou que se reunirá com a Liga nos próximos dias para analisar a medida e que busca o aperfeiçoa­mento do Carnaval. O objetivo da Lierj é reverter a perda da subvenção municipal.

“Nós sempre veremos com bons olhos o que for melhor para o Carnaval. Respeitamo­s os interesses das Ligas e vamos nos reunir em prol de resultados proveitoso­s para a maior festa da nossa cidade”, afirmou Marcelo Alves, presidente da Riotur. A novidade repercutiu entre grandes figuras da folia.

O atual campeão, pela Mangueira, Leandro Vieira, também carnavales­co da Imperatriz Leopoldine­nse, que desfilará na Série A ano que vem,

apoiou a entrada franca, mas se disse receoso com a postura do prefeito Marcelo Crivella: “A ideia de abrir os portões é maravilhos­a. Mas não acredito na boa vontade do prefeito com nossa festa. Ano que vem tem eleição, e ele pode usar isso para se favorecer”.

Baluarte da Portela, Tia Surica também desaprovou a retirada dos recursos da folia por Crivella, anunciada há duas semanas e justificad­a pela presença de bilheteria no evento. “Só ele tem essa picuinha com o Carnaval. Mas vamos vencer, ele é uma passagem, o samba continua”, afirmou. A proposta da Lierj, por sua vez, foi elogiada por ela. “Quero ver é a Avenida lotada. E se me convidarem, estarei lá desfilando na Série A”.

Para Neguinho da BeijaFlor, a abertura do Sambódromo reaproxima­ria o povo do Carnaval. “Atrai o público e anima o carioca. Se o prefeito ceder verba consideráv­el, não há necessidad­e de cobrar ingresso”, disse. Com mais de 50 anos de experiênci­a, o diretor de Carnaval Laíla, da Ilha, preferiu destacar que a Liga Independen­te das Escolas de Samba do Rio (Liesa) é que precisa avaliar a medida. “Não sei se é o caminho. O samba precisa se unir agora, porque o prefeito quer massacrar a nós, nosso povo, nossa cultura. O que o Crivella está fazendo é uma covardia, o Carnaval dá muito lucro ao município”.

No documento entregue à prefeitura, a Lierj ressaltou que a proposta daria acesso de todas as classes ao Carnaval. “Feito nunca antes realizado por nenhuma gestão”, alegou.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Leandro Vieira aprova abrir Sapucaí, mas receia pelo prefeito Crivella
DANIEL CASTELO BRANCO Leandro Vieira aprova abrir Sapucaí, mas receia pelo prefeito Crivella

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil