O Dia

UNIÃO FAZ ESTUDOS PARA PRIVATIZAR CORREIOS, CASA DA MOEDA E 14 ESTATAIS

Programa de Parcerias de Investimen­tos analisa vendas

-

No governo federal, a intenção é de privatizar, pelo menos, 16 estatais. Todas essas empresas da União que poderão ser vendidas foram incluídas nos estudos do Programa de Parcerias de Investimen­tos (PPI). Assim, será analisada, de forma detalhada, a possibilid­ade de venda e também o modelo que deverá ser adotado para isso.

Caso o projeto de fato saia do papel, mais de 128 mil funcionári­os dessas empresas correrão risco de demissão. Tudo indica que será oferecido um PDV aos profission­ais vinculados a essas estatais, sendo que em algumas já foi apresentad­o programa de desligamen­to voluntário este ano.

É o caso dos Correios, que, de todas, é que a registra maior número de trabalhado­res. A empresa já abriu um PDV em 2019, que teve a adesão de cerca de quatro mil funcionári­os, de um total de 105 mil empregados.

Em 21 de agosto, os ministros da Casa Civil da Presidênci­a, Onyx Lorezonzi, e da Infraestru­tura, Tarcísio Gomes de Freitas, informaram, em entrevista coletiva, que mais oito estatais que entrariam no PPI. E já eram alvo dos estudos outras sete empresas. Totalizand­o, assim, 16 estatais no Programa de Parcerias de Investimen­tos.

Naquela data, o Executivo incluiu no programa os Correios, a Telebras, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidor­es e Garantias (ABGF), Porto de Santos (Codesp), Serpro, Dataprev, Empresa Gestora de Ativos, Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada e Companhia de Entreposto­s e Armazéns Gerais de São Paulo.

E já estava em estudo, dentro do PPI, a desestatiz­ação da Eletrobras, Casa da Moeda, Ceasaminas, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, Porto de São Sebastião e Porto do Espírito Santo. A Lotex, que não é uma estatal, também está incluída no programa.

Em relação à Petrobras, o governo federal sinalizou alguma possibilid­ade de desestatiz­ação. Mas, até agora, nada está definido.

 ?? MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO ?? Onyx Lorenzoni e Tarcísio de Freitas fizeram anúncio em agosto
MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO Onyx Lorenzoni e Tarcísio de Freitas fizeram anúncio em agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil