O Dia

CAÇA DO FUTURO NO BRASIL

Especialis­tas elogiam alto poderio bélico, que permite até ataque automático. Aeronaves chegam ao país em 2021

-

OBrasil agora conta com um modelo de caça com tecnologia de ponta, com capacidade para atacar o alvo antes mesmo que o piloto enxergue uma ameaça. O F-39 Gripen, modelo da empresa sueca Saab, foi apresentad­o na terça-feira para a Força Aérea Brasileira em uma cerimônia na cidade de Linköping. É o primeiro das 36 aeronaves adquiridas por R$ 17 bilhões, que só estarão nos céus brasileiro­s em 2021.

Segundo a Saab, o modelo foi desenvolvi­do para combater ameaças em território­s mais amplos graças a um sistema que permite interferir até na capacidade de ataque do inimigo. Mais de 350 brasileiro­s, entre engenheiro­s e técnicos, participam ativamente do programa, que inclui treinament­o dos profission­ais na Suécia. Especialis­ta em segurança, Vinicius Cavalcante elogia o poderio bélico do equipament­o. “Trata-se de um caça de grande potência. Precisamos ter uma capacidade de defesa militar compatível com a nossa relevância internacio­nal. Não podemos ser um gigante econômico e um anão em questão de defesa. Além disso, precisamos desencoraj­ar aqueles que possivelme­nte queiram criar algum problema”.

Para Adonis Lopes de Oliveira, piloto de helicópter­o e ex-chefe do Serviço Aeropolici­al da Polícia Civil (Saer), os novos caças farão que as Forças Armadas brasileira­s sejam mais respeitada­s. “Quanto mais supremacia e força bélica o estado tiver, mais respeitado ele é. Ninguém vai encarar uma nação que tenha um poderio bélico imenso”, analisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil