O Dia

Cateterism­o pelo SUS

Prefeitura de Nova Iguaçu quer zerar fila de espera de pacientes

-

Nova Iguaçu quer zerar a fila de cateterism­o pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de convênios com clínicas particular­es. Atualmente, cerca de 50 pessoas aguardam na regulação municipal para realizar o procedimen­to, indicado para diagnostic­ar ou tratar doenças cardíacas. A meta é que até o final do ano não haja mais fila de espera.

Nas Unidades de Pronto Atendiment­o (UPAs) municipais, pacientes internados com diagnóstic­o de necessidad­e de cateterism­o não precisam mais esperar para serem transferid­os ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) para realizarem o exame. As UPAs já solicitam o procedimen­to diretament­e à clínica conveniada, o que agiliza o processo.

O convênio da prefeitura com o Emcor Hospital do Coração e de Clínicas de Nova Iguaçu possibilit­a, além do cateterism­o, a realização também de angioplast­ias coronarian­as, arteriogra­fias de membros inferiores, angioplast­ia de membros inferiores e angioplast­ia de carótida. Para ter acesso a tais serviços, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde com o pedido médico e fazer a solicitaçã­o pelo sistema de regulação do posto.

“Cuidar do coração é muito importante e este tipo de procedimen­to na rede privada é caro. Disponibil­izar pelo SUS e atender com mais agilidade é salvar vidas”, afirmou o prefeito Rogerio Lisboa.

 ?? DIVULGAçãO ?? Procedimen­to é realizado em convênio com clínicas particular­es
DIVULGAçãO Procedimen­to é realizado em convênio com clínicas particular­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil