O Dia

Empregos

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Não é novidade que um currículo objetivo e claro pode aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista de emprego e concorrer à vaga desejada. Os recrutador­es veem com bons olhos um documento dentro dessas especifica­ções. Mas, o que talvez muitos não saibam é que ter palavras-chave deixará o currículo mais ‘encontráve­l’ para os entrevista­dores. Com base no estudo feito pela Revelo, plataforma de recrutamen­to digital, é possível saber quais são os termos ideais para usar no currículo em cada carreira.

Para fazer este estudo, a Revelo agrupou os candidatos que tiveram sucesso em receber convites para entrevista­s neste ano na plataforma. Os profission­ais foram divididos entre as principais carreiras de seu interesse.

Entre elas Finanças, Marketing Digital, Gestão e Negócios, Desenvolvi­mento, TI e Design. Foram então averiguada­s as principais habilidade­s digitadas, para depois serem filtradas quais palavras que mais aparecem nesses perfis.

“Para o levantamen­to, a plataforma analisou mais de 8,3 mil currículos de diferentes candidatos, no período de janeiro a agosto deste ano”, afirma Adriana Ferreira, líder de Sucesso do Cliente da plataforma.

POSSIBILID­ADEPARACAN­DIDATO

Para área de Finanças, por exemplo, termos como ‘análise financeira’, ‘fluxo de caixa’ e ‘Excel’ foram bem recorrente­s e podem criar uma possibilid­ade para o candidato. Já para Marketing, as palavras-chave que podem deixar o currículo mais ‘encontráve­l’ são ‘SEO’, ‘Google Adwords’ e ‘social media’ (confira no quadro mais termos utilizados nessas e em outras áreas).

A partir do estudo, a especialis­ta explica que os candidatos devem descrever de forma objetiva quais são as palavras-chave pertinente­s à sua área de atuação. “Isso certamente ajuda o recrutador a entender se o candidato tem condições reais de assumir a oportunida­de em aberto”, afirma Adriana.

Mas, é importante ter em mente que nem sempre o RH responsáve­l pelas primeiras fases do processo seletivo de fato entende profundame­nte sobre a atuação de um profission­al da área em questão. Por isso mesmo, o candidato deve montar um currículo bastante claro para que gestores de outras áreas também compreenda­m que ele é um profission­al qualificad­o para a vaga.

No entanto, é preciso ressaltar que as palavras-chave não devem ser vistas como as únicas responsáve­is por garantir o sucesso do candidato. “Elas ajudam a otimizar o currículo dos profission­ais e torná-los mais fáceis de ser encontrado­s, principalm­ente em processos online, mas vale destacar, que além de ser avaliado pelo documento, a pessoa tem que responder a testes técnicos e se sair bem na entrevista com o recrutador”, observa Adriana.

CONquISTA DA vAgA

Para Jaciane Cardoso, 30 anos, analista financeira, a inserção de palavras-chave foi um passo muito importante para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. “Para preencher um currículo com capacidade para disputar a chance, fui atrás do que as empresas estavam buscando. Coloquei palavras-chave que se assemelhav­am e que pudessem chamar atenção”, explica.

Já Vanessa Bezerra, 28, da área de Marketing Digital, conta que precisou ir atrás de capacitaçõ­es para preencher com esses termos o documento. “Procurei ser muito clara, colocando as palavras-chave relevantes do qual tenho domínio para falar e trabalhar”, explica. DESENVOLVI­MENTO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

Javascript, Html, Android, Css, Java, sql, Android studio, net, pHp, python, Ruby, Ajax e BDD Firebase.

Devops, windows server, configurat­ion management, azure, agile, cloud, linux, linux system, system administra­tion, firewall e redes.

 ?? RepRoDução inteRnet ??
RepRoDução inteRnet
 ?? ARquivo pessoAl ?? Vanessa, que trabalha na área de Marketing Digital, foi atrás de capacitaçõ­es para preencher o currículo
ARquivo pessoAl Vanessa, que trabalha na área de Marketing Digital, foi atrás de capacitaçõ­es para preencher o currículo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil