O Dia

Para economizar, INSS vai dispensar vigilantes

Medida afetará postos de atendiment­o, e servidores já falam em suspender perícias por falta de segurança.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

OINSS, seguindo determinaç­ão do Ministério da Economia, vai adotar medidas de racionaliz­ação de gastos. Ou seja, implementa­rá cortes de despesas. Até aí, normal, o país atravessa um período econômico difícil, mas em se tratando de segurança, o “olhar” do instituto poderia ser outro. A Portaria 2.517/2019, assinada pelo presidente do órgão, Renato Rodrigues Vieira, visa reduzir em 40% o quadro de vigilância ostensiva e eletrônica em todo país. E isso afetará, principalm­ente as agências da Previdênci­a no Rio, segundo denúncia feita ao DIA.

Segundo servidores, não só os médicos peritos ficarão vulnerávei­s com o corte, mas o patrimônio do instituto também. “Hoje o Rio tem a maior quantidade de imóveis públicos do Brasil e o INSS é o ‘carro chefe’, inclusive muitos locais já foram invadidos”, alerta uma fonte ouvida pelo DIA.

No rol de locais suscetívei­s a invasões, segundo a denúncia, estariam uma casa em Copacabana, vários imóveis na Baixada Fluminense, distribuíd­as em Nova Iguaçu e Caxias, além de terreno em Itaguaí, entre outros.

As perícias somente vão ocorrer se o número de vigilantes for mantido. “Para a perícia médica vai permanecer o quantitati­vo de um segurança para cada quatro consultóri­os. Onde não houver esse quórum mínimo de seguranças, nós iremos suspender o atendiment­o pericial por falta de segurança”, adverte Francisco Cardoso Alves, presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP).

Mas, segundo ele, esse corte não irá afetar a segurança dos peritos. E garante: “A ANMP ficará vigilante”.

Onde não houver segurança, suspendere­mos o atendiment­o FRANCISCO ALVES, ANMP

 ??  ?? Na Lapa, prédio abandonado do INSS já foi alvo de invasores
Na Lapa, prédio abandonado do INSS já foi alvo de invasores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil