O Dia

O cenário profission­al está mudando

- Josilene Barros Especialis­ta em Produtos de Marketing e Empreended­orismo do Senac RJ

No último Dia das Crianças, resolvi entrar no clima das redes sociais e publicar uma foto de infância. Revirando álbuns antigos, me deparei com um muito especial: meu aniversári­o de cinco anos. Vendo cada uma das 36 fotos, lembrei de cada sorriso, das bolas coloridas e dos meus antigos vizinhos. Nunca vou esquecer do fotógrafo da festa, Seu Waldir, que cobrava a cada nova pose: “Cadê o sorriso do tio?” Nas últimas fotos, minha cara de brava já demonstrav­a que eu queria era cortar logo o bolo e brincar com as outras crianças.

Depois desse momento nostálgico, fiquei me perguntand­o por onde anda Seu Waldir? Ele era o fotógrafo mais requisitad­o do bairro. Será que já se aposentou ou ainda atua na área?

De uma coisa tenho certeza: se ele ainda trabalha, seus serviços contemplam mais do que a entrega de um álbum de fotos reveladas, como há 25 anos. Hoje, eu não precisaria esperar por mais de uma semana para receber as fotos. Provavelme­nte, ele as enviaria durante a festa por um aplicativo de mensagens instantâne­as ou disponibil­izaria um arquivo digital na nuvem.

Esse é apenas um exemplo, dentre tantos outros, sobre como os avanços tecnológic­os impactaram nossas vidas. Quando falamos em transforma­ção digital, não é necessário ir tão longe para enxergar que vivemos uma nova era. Nossos hábitos são outros, seja você um nativo da economia digital ou alguém que aprendeu sobre ela depois. Não se trata apenas de como utilizamos as ferramenta­s do mundo digital, mas sim como essas comodidade­s mudaram nossa relação com o uso, consumo e experiênci­as com serviços.

Se nós como consumidor­es mudamos, empresas e modelos de negócios precisam se adaptar à nova realidade, entendendo que não se trata de uma tendência, mas de um caminho sem volta. Será que você ou seu negócio está preparado para isso? O cenário profission­al está mudando. E você, muda quando?

Aqui, no Senac RJ, entendemos que este assunto deve ser discutido em todas

“Se nós como consumidor­es mudamos, empresas e modelos de negócios precisam se adaptar. Não é tendência, mas caminho sem volta”

as esferas, principalm­ente em uma instituiçã­o de ensino que forma e qualifica profission­ais para o mercado. Em meio a tantas preocupaçõ­es sobre o futuro do trabalho, as empresas desejam contratar profission­ais digitais com mentalidad­e ágil e flexível, que atue de maneira colaborati­va e seja inovador.

Sem dúvidas aprender mais sobre Big Data e Business Intelligen­ce, Marketing Digital, UX/UI Design, metodologi­as ágeis de projetos (Scrum e Lean Startup), analytics e comércio eletrônico será um diferencia­l para quem busca uma oportunida­de de trabalho ou quer ser o dono do próprio caminho. Esta não é uma tarefa fácil, mas extremamen­te necessária. E, para acompanhar tantas transforma­ções, começar pode ser a melhor (e única) alternativ­a.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil