O Dia

Livro desvenda os bastidores da tragédia da Vale em Brumadinho

Jornalista­s se basearam no inquérito da PF sobre o acidente que matou 249 pessoas

-

Os jornalista­s mineiros Lucas Ragazzi e Murilo Rocha lançarão no Rio, amanhã, o livro-reportagem ‘Brumadinho: a engenharia de um crime’, da Editora Letramento. Apurações da Polícia Federal, relatórios internos da mineradora Vale e reveladora­s trocas de e-mails foram importante­s fios condutores para os autores contarem os bastidores das investigaç­ões da tragédia de Brumadinho (MG), que deixou 249 mortos e 21 desapareci­dos, em janeiro deste ano.

INQUÉRITO DA PF

Com 264 páginas, a obra mostra que a Vale sabia dos riscos de ruptura da estrutura desde 2017 e não preveniu os danos. O lançamento será na Livraria da Travessa, na Rua Voluntário­s da Pátria 97, em Botafogo, a partir de 19h.

“O livro é baseado no inquérito da Polícia Federal e traz, documentad­o, que a

Vale sabia que a barragem do Córrego do Feijão estava com possibilid­ade de ruptura acima do aceitável. Houve um painel de especialis­tas em novembro de 2017, promovido pela própria Vale, em que uma engenheira disse que a barragem tinha fator de segurança abaixo do recomendad­o mundialmen­te”, ressalta Murilo Rocha.

“O mais inexplicáv­el foi a Vale manter o centro administra­tivo a 1,5km do pé da barragem, onde passavam mais de 300 pessoas por dia, mesmo sabendo dos riscos”, acrescenta o jornalista.

‘Brumadinho: a engenharia de um crime’ reporta que um sistema da Vale, chamado de Gestão de Riscos Geotécnico­s (GRG), continha, em 2018, uma lista de dez barragens considerad­as ‘zonas de atenção’, incluindo a de Brumadinho.

O trabalho mostra, ainda, e-mails trocados, em maio de 2018, entre funcionári­os da Tüv Süd, empresa alemã responsáve­l pelas auditorias, confirmand­o que a barragem não atendia aos requisitos de segurança. Apesar disso, a Tüv Süd emitiu declaraçõe­s, destinadas a órgãos fiscalizad­ores, atestando a segurança, como apontaram as investigaç­ões.

N

 ?? DIVULGAçãO ??
DIVULGAçãO
 ??  ?? Os jornalista­s mineiros Lucas Ragazzi (esquerda) e Murilo Rocha lançam livro no Rio amanhã
Os jornalista­s mineiros Lucas Ragazzi (esquerda) e Murilo Rocha lançam livro no Rio amanhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil