O Dia

Delegacias da Mulher fazem força-tarefa para cumprir mandados

Operação com 14 unidades tem o objetivo de prender autores de crimes

-

As 14 delegacias especializ­adas de Atendiment­o à Mulher (Deam) do Rio realizaram, ontem, a Operação Empenhadas, para cumprir 50 mandados, sendo 36 de prisão e 14 de busca e apreensão de armas. Na ação, os agentes prenderam 22 pessoas - 20 por mandados de prisão e duas em flagrante. Cinco armas foram apreendida­s. Para a delegada Ana Lucia Barros, titular da Deam Centro, o saldo da operação foi considerad­o positivo pela polícia.

“Os mandados têm que ser cumpridos imediatame­nte, para não deixarmos essa vítima mulher ainda mais vulnerável”, explicou a delegada.

A ação também cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de cinco armas de fogo.

DOSSIÊ DO ISP

De acordo com o Dossiê Mulher de 2019, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio, em 2018, as delegacias do estado registrara­m 288 tentativas de feminicídi­o, e 71 mulheres foram vítimas fatais desse crime.

Em mais de 50% dos casos, os autores foram companheir­os ou ex-companheir­os das vítimas, e 62% acontecera­m na casa delas. O estudo apontou, também, que a cada 24 horas, quatro mulheres são ameaçadas ou vítimas de lesão corporal dolosa.

Os números são altos, mas, segundo a delegada Ana Lucia Barros, a incidência aumentou porque as mulheres perderam o medo de procurar por ajuda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil