O Dia

Lava Jato aumenta pena de Lula de 12 para 17 anos

Ex-presidente não pode ser detido após esta decisão do TRF-4. Ainda cabe recurso

- > Porto Alegre

Apena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao sítio de Atibaia saltou de 12 para 17 anos. Ontem o revisor da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembarga­dor Leandro Paulsen, votou com o relator pela condenação do ex-presidente. Com o voto de Paulsen, a Oitava Turma do TRF-4 formou maioria pela condenação de Lula. O ex-presidente foi condenado ainda ao pagamento de R$ 870 mil pelos danos causados referentes aos desvios que resultaram nos pagamentos de propinas no caso do sítio.

É a segunda sentença em segundo grau de Lula nos processos da Lava Jato, em Curitiba, origem do escândalo Petrobras. Em janeiro de 2018, o TRF-4 condenou o ex-presidente a 12 anos de prisão no processo do tríplex do Guarujá (SP) e determinou a prisão do petista para início do cumpriment­o provisório da pena, assim que esgotado os recursos no tribunal. A pena foi depois reduzida para 9 anos, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Lula foi detido em abril de 2018, após condenação do TRF-4 no caso triplex. Ele foi solto no último dia 8, após o Supremo Tribunal Federal (STF) rever, um dia antes, seu entendimen­to de 2016 sobre a legalidade da execução provisória da pena, após julgamento final em segunda instância. Desta vez, não poderá ser detido.

“A responsabi­lidade do ex -presidente Lula é bastante elevada. Ocupava o grau de máximo dirigente da nação brasileira”, registrou Gebran Neto, em seu voto. “Havia a expectativ­a que se comportass­e em conformida­de com o Direito e que coibisse ilicitudes. Ao revés disso, o que se verifica, nesses casos, é uma participaç­ão e uma responsabi­lização pela prática dos diversos atos de corrupção.”

 ?? SYLVIO SIRANGELO / TRF4 ?? Desembarga­dor Gebran Neto, do TRF-4: responsabi­lidade elevada
SYLVIO SIRANGELO / TRF4 Desembarga­dor Gebran Neto, do TRF-4: responsabi­lidade elevada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil