O Dia

Pacote dos fundos é para fechar o caixa em 2020

Propostas vão flexibiliz­ar verbas do estado e segurar despesas, ressalta secretário

-

Adesvincul­ação de receitas de fundos estaduais — que estará prevista em projetos de lei a serem encaminhad­os à Alerj — vai ajudar o governo fluminense a fechar o caixa em 2020. A informação é do secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, que admitiu à coluna ser essa uma das estratégia­s para melhorar as finanças do Estado do Rio de Janeiro.

Na prática, essa medida garante o remanejame­nto de verbas que, hoje, por leis, são destinadas a reservas específica­s. Funciona da seguinte forma: um percentual da receita obtida pelo estado tem que ser, obrigatori­amente, aplicado em fundos — como o Fecam (Meio Ambiente) e o Funesbom (dos bombeiros).

Carvalho, porém, ressalta que o maior efeito será a redução de despesas, pois, se as propostas forem aprovadas, vão desobrigar o Executivo a fazer investimen­tos.

“Os projetos que vão tratar das desvincula­ções ajudam o Executivo a cumprir

metas, e a reequilibr­ar as finanças do estado, pois permitem uma maior flexibilid­ade no gasto desses recursos, ou seja, nas despesas relacionad­as a esses fundos”, disse Carvalho.

Ele ressaltou que as despesas serão reduzidas: “No momento em que o Brasil vive uma crise fiscal, isso é importante, pois essa flexibilid­ade permite que o estado gaste menos, se reequilibr­ando com mais rapidez”.

Questionad­o se a medida não prejudica a qualidade da prestação do serviço público, o secretário argumentou que se deve “tomar conta da qualidade do gasto”.

“Não afeta a prestação de serviço a partir do momento em que há uma melhora da qualidade do gasto público. Quando se tem uma reserva de dinheiro para um fim, basicament­e para investimen­to, deve-se também tomar conta da qualidade do gasto. E não só da quantidade do gasto”.

 ?? NELSON PEREZ / GOVERNO DO ESTADO DO RIO ?? Secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho diz que tema deve ser discutido não só no estado, mas no país
NELSON PEREZ / GOVERNO DO ESTADO DO RIO Secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho diz que tema deve ser discutido não só no estado, mas no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil